Detalhes do Site

Nossa Senhora dos Gaúchos!



    Foi outorgada pelo Papa a devoção a imagem de Nossa Senhora Gaúcha do Mate. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul.
     “Nossa Senhora Gaúcha do Mate” ou “Nossa Senhora Gaúcha”, ou ainda, "Nossa Senhora dos Gaúchos"  tem sua devoção bastante restrita, particularmente à Província de Missões, na Argentina, Paraguai e ao Sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina - oeste) . Um dos fatores para que a devoção não seja tão difundida pode ser o fato de que este título não está ligado a nenhum tipo de aparição ou milagre. É uma homenagem prestada à Maria, por parte de seus filhos. Nossa Senhora Gaúcha do Mate quer ser um título de integração das pessoas, de familiaridade e amizade, valores simbolizados pelo mate gaúcho e pelo desejo de união dos países do Cone-Sul. Exatamenteo que o Chimarrão é!
    Quando na formação do Mercosul o Papa João Paulo II, fervoroso devoto da Virgem, visitou oficialmente a Argentina em 1982 e 1987. Nas duas ocasiões foi fotografado tomando mate e presenteado com muitos mates e cuias para apreciá-lo. Também recebeu importantes testemunhos favoráveis à devoção de Nossa Senhora Gaúcha do Mate como evangelizadora e reflexo da cultura deste pedaço da América. Vídeo da oração do Posteiro.
    No dia primeiro de maio de 1993, chegou um documento escrito e assinado pelo mesmo Papa, para ser entregue ao padre salesiano Domingo Lancelotti, em que se lê: 'De todo coração outorgamos a implorada benção apostólica, sob os auspícios de Nossa Senhora Gaúcha do Mate', estava aprovada a devoção.
    Atualmente vemos nosso Papa Francisco, que é argentino, irmão missioneiro e gosta muito de chimarrão um forte aliado para ampliar as homenagens a esta imagem de Nossa Senhora. 
    De todos os oratórios, grutas e santuários que se espalham por esta Nação Riograndense, se enraízam por nossa Região das Missioneira, agora em Santo Ângelo, em breve será construído uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida, o que se destaca é que a padroeira dos Gaúchos será  acompanhada entre algumas imagens da Nossa Senhora do Chimarrão, esta imagem é mais um homenagem a nossa Senhora Mãe de Jesus. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul.

  • Sobre

  • O primeiro mate é do dono, por quê? 
    Vídeo: Como Fazer o Chimarrão!
    Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
    Mistério do Chimarrão. 

    Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma
    O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura. 
    O Chimarrão é Indicado para que?
    Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho! 
    O Chimarrão no Brasil é diferente dos hermanos!
    Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
    10 Mandamentos do Chimarrão
    Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
    Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
    Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira. 

Informações

Nossa Senhora dos Gaúchos!
Outros, RS
Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato