Detalhes do Site

Túmulo de Leonel Brizola e João Goulart



    Leonel de Moura Brizola, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1922. Formou-se em Engenharia Civil na UFRGS. Casou-se com Neusa Goulart, com quem teve três filhos.
    Lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) ao lado de Pedro Pedrossian em toda a história do Brasil. Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista.
    Nascido no vilarejo de Cruzinha, hoje interior de Carazinho. Batizado como Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha. Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do Rio de Janeiro.
    Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência.
    Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, não conseguindo ser eleito. Morreu aos 82 anos de idade no dia 21 de Junho de 2004, vitima por problemas cardíacos.     
    João Belchior Marques Goulart, nasceu em São Borja, 1 de março de 1918, conhecido popularmente como "Jango", estudou na UFRGS. Casou-se com Maria Thereza Fontella Goulart, com quem teve dois filhos.
    Considerado o herdeiro político de Getúlio Vargas, foi um advogado e político brasileiro, foi vice-presidente por dois mandatos, em 1955 e 1960. Presidente de 7 de setembro de 1961 até 1 de março de 1964, deposto pelo golpe militar.
    Sua política era voltada aos interesses nacionais e aos ideais trabalhistas. Faleceu na Argentina, aos 58 anos de idade, no dia 6 de dezembro de 1976.
    Cemitério Jardim da Paz.

  • Sobre

  • Site: Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart; 
    Site: Museu João Goulart
    Site: Túmulo de Leonel Brizola e João Goulart
    Vídeo: Túmulo de João Goularte e Brizola no Cemitério Jardim da Paz em São Borja.

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br

Informações

Túmulo de Leonel Brizola e João Goulart
São Borja, RS
R. Eng. Manuel Luís Fagundes, 3065.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato