Detalhes do Site

Lenda do Umbu



    Pois não vê que quando Deus criou o mundo, ao fazer as árvores perguntava a cada uma delas o que queria na terra.
    A laranjeira, o pessegueiro, a macieira e assim por diante, quiseram frutos deliciosos. O pau-ferro, o angico, o ipê pediram madeira forte.
    - E tu, Umbu, queres também frutos doces e madeira forte?
    - Nada, Senhor, quero apenas folhas largas para as sesteadas dos gaúchos e uma madeira tão fraca que se quebre ao menor esforço – respondeu Umbu.
    - A sombra, Eu compreendo, mas porque a madeira fraca?
    - Porque eu não quero que algum dia me usem para fazer a cruz do martírio de um justo.
    E Nosso Senhor, atendeu o pedido do Umbu, lhe deu madeira fraca, que armazena agua e que os insetos nocivos não toleram. 
    Se quiseres descansar a mente, alma e adormecer, relaxe e sesteie embaixo da sólida consciência de um Umbu o albergue da natureza. 

  • Sobre

  • O Umbu é uma árvore grande e folhuda que cresce no pampa.
    Muitas vezes é solitária, erguendo-se única no descampado e atrai os campeiros, os tropeiros, os carreteiros que fazem pouso sob sua proteção. O tronco do Umbu é muito grosso, as raízes fora da terra são grandes, mas ninguém usa a madeira da árvore - não serve para nada, mesmo. É farelenta, quebradiça, de pouca duração, parece feita de uma casca em cima da outra.
    Por isto sempre que queremos comprovar que determinado local serviu de aldeia ou redução para o povo Guarani se busca proximidade de um pé de Umbu, os índios usavam suas folhas para espantar insetos como formigas e pulgas.
    Ainda hoje é de cultura popular que, quando há infestação de pulgas ou insetos no chão de seleiro ou galpão, colocasse folhas de Umbu e os insetos são afugentados.
    Palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". 
    Versão Roger Jaekel

Informações

Lenda do Umbu
Outros, RS
Região das Missões
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato