Detalhes do Site

Tatarandê Comunicação Entre Reduções



    Tatarandê em Guarani, (tata = Fogo + randê = Luz) sistema de comunicação através da luz do fogo utilizado entre as reduções.
    Quando da emancipação da cidade de São Miguel das Missões e o inicio dos calçamentos, foram encontrado os resquícios e compreendido como funcionava a comunicação entre as comunidades missioneiras durante o segundo período conhecido como os Sete Povos.
    Foram encontrados os restos dos “TATARANDÊ”, altares, globos e vasilhames esse conjunto de materiais era chamado de Artoches.
    Nós chamamos Tochas, mas nos escritos jesuítas esta como Artoches. Num total de dez (10) onde era colocada gordura animal, ao ser queimado produzia uma chama para servir de lanterna e comunicação entre as comunidades das reduções.
    Este meio de comunicação é dos ancestrais dos Guaranis, (Inca, Maya e Asteca) adaptado pelos jesuítas. Conforme a mensagem era a quantidade de Artoches acendidos.
    Exemplos:
    1 Artoche, sinal de positivo. 
    2 Artoches, sinal de negativo.
    3 Artoches, problema de saúde, enviar pagé ou curador o mais experiente em medicina para auxiliar.
    4 Artoches, enviar emissário ou representante da Redução.
    5 Artoches, alerta, perigo, investida de bandeirantes ou inimigos.
    7 Artoches, evento religioso, festa do padroeiro, batizado ou pratica de beatificação. 
    9 Artoches, arrebanhar os animais, preparar materiais, artesanatos e colheita, carregar as carroças parte caravana.
    10 Artoches a Redução esta chamando as outras para alguma festa na comunidade.Tatarandê em Guarani, (tata = Fogo + randê = Luz) sistema de comunicação através da luz do fogo utilizado entre as reduções.
    Quando da emancipação da cidade de São Miguel das Missões e o inicio dos calçamentos, foram encontrado os resquícios e compreendido como funcionava a comunicação entre as comunidades missioneiras durante o segundo período conhecido como os Sete Povos.
    Deve-se salientar que ao mesmo tempo em que se comunicava através da luz dos Artoches, o fogo e a água eram considerados elementos naturais de muito respeito pelos índios, não havia entre eles o desperdício nem brincadeiras com as chamas.
    No Manancial Missioneiro, em São Miguel das Missões, encontra-se um altar completo com um Artoche, onde podemos conhecer mais detalhado este meio de comunicação o Tatarandê. 
    As informações e materias no Manancial Missioneiro estão sobre a administração de Valter Braga, de origem Guarani, pesquisador e historiados auto-didata.

  • Sobre

  •        Eram distribuídos também ao redor da Igreja seguindo um ritual indígena que purificava e regava a terra chamado de "O Despertar do Galo", seguindo manuscritos dos jesuítas e ouvindo membros da tribo Guarani, viemos a conhecer melhor esta benzedura mística da natureza em que os índios acreditavam ser o Galo o vigia, quem despertava para  vida, purificando e irrigando a terra.
           Os sete Tatarandês (Altar do Fogo) alimentados com gordura de animais eram mantidos acesos ao contorno da igreja São Miguel Arcanjo em alinhamento com as sete Fontes e nestas bases (altar) acendiam-se os Artoches que acenavam em locais estratégicos entre as Reduções.
           Este Código de  um a dez Artoches equivalia ao número e correspondia as mensagens e avisos entre as Reduções mas, temos que entender que a Fumaça/Humo era a queima dos Ossos que eles depositavam/guardavam no Oasys, local quando precisavam dar Alerta Geral para todas as Reduções, acendiamFumaça  tinha um efeito cogumelo e atingia uma altura que todas visualizassem, principalmente as investidas dos bandeirantes (alerta/geral) também utilizados na alvorada em Cerimônias Místicos Religiosos e buscavam proteção ao contemplar o Gacho. Polo e Galo (Divindade) alerta do Bem contra  o Mal, por si era pureza do seu Olhar alimentado com o fogo dos Tatarandês e as Águas das Fontes.
            Este alinhamento confere que sempre os descendentes buscam na astrologia e natureza conciliar a vida!
            Os Altares não foram encontrados em pesquisas arqueológicas e sim, foram localizados pelos descendentes que a utilizavam para Sarandeios de doma de animais (quebra de cestros)animais passarinheiros.
             Durante esta missão o Valter conheceu os Altares e conseguiu juntar o mais inteiro e remontou em 1990 quando estavam abrindo as ruas e fizeram o loteamento. Comprei o atual terreno do Manancial Missioneiro que era o Opy, na época era uma barroca cheio de peças espalhadas no meio de unhas de gato, ninhos de galinha e ao lado, chiqueiro de porco, lembro que o responsável dos loteamentos me disse, o que eu queria com esse terreno, sendo que tinham outros, mas como eu queria realmente o Opy, eu comprei.
    Site: Tatarandê Comunicação Entre Reduções
    Site: Manancial Missioneiro Missioneira
    Vídeo: Ponto de Memória Missioneira
    Imagem: Ponto de Memória Missioneira
    Site: Roteiro por São Miguel das Missões. 
    Site: Arcanjo São Miguel
    Ruínas de São Miguel Arcanjo. 
    Site: Espetáculo de Som e Luz
    Vídeo: Igrejinha de São Miguel Arcanjo;

Informações

Tatarandê Comunicação Entre Reduções
São Miguel das Missões, RS
Rua Arnoldo Daher Boays, nº 514 com Av. São Nicolau, em São Miguel das Missões - próximo ao Museu das Missões e do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.
Telefone: (55) 99917-4473