Detalhes do Site

Caldo de mocotó



         O caldo de mocotó é uma receita que faz parte da história e tradição brasileiras, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, onde era servido como primeira refeição do dia. O caldo de mocotó tradicional é bem nutritivo e garante uma refeição completa e reconfortante, vai bem sobretudo nos dias frios de inverno.
        Mas o que é motocó? A palavra deriva de 'mukoto', originária do quimbundo e, neste caso, significa pata de bovino ou pata de boi (sem o casco). Se você está procurando como preparar um mocotó de boi, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo mostramos fotos de caldo de mocotó passo a passo para que você prepare sem erro do mesmo jeito que nossas vovós faziam.
        Esta receita de caldo de mocotó pode também ser incluída no cardápio de caldos para vender em bar, com certeza será um sucesso, sobretudo à hora do almoço! Veja como como se faz mocotó e experimente logo.
        Passos a seguir para fazer esta receita:
    1 Comece cozinhandoo mocotó já limpo na panela de pressão com água, sal, coentro e louro por 45 minutos após pegar pressão. Desse jeito você garante que a pata de boi fica macia e saborosa.
       Dica: Se você quiser pode usar mocotó congelado, apenas deixe descongelar antes de cozinhar na pressão.
    2 Após esse tempo retire o mocotó da panela e pique a carne em pedaços. Coe o caldo da cozedura e coloque no liquidificador junto com metade da carne. Bata muito bem, até virar um caldinho liso, e devolva à panela.
    3 Noutra panela refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Quando a cebola estiver macia adicione o tomate picado e cozinhe por 5 minutos ou até murchar. Bata esse refogado no liquidificador e coloque na panela também.
    4 Esquente o caldo na panela em fogo médio e coloque a restante carne picada junto com os temperos: o açafrão, o colorau, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por 5-10 minutos, para apurar o sabor desse caldo de mocotó simples, e está pronto!
    5 Sirva igual à imagem de caldo de mocotó, com cebolinha picada, a garanto que todo o mundo vai gostar. 
    Bom apetite!

     

  • Sobre

  • Site: Cuca Gaúcha;
    Site: Ambrosia;
    Site: Cueca Virada;
    Site: Bolo de Butiá;
    Site: Bolachas de Natal;
    Site: Churrasco de Carne de Ovelha;   

     

Informações

Caldo de mocotó
Outros, RS



Formulário para contato