Detalhes do Site

Arroz Carreteiro



  • Sobre

  • Arroz de Carreteiro

    Popularmente conhecido como “Carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul. O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. A forma de preparar continua basicamente a mesma até hoje.

    Ingredientes
    1,5 kg de charque
    2 cebolas grandes
    1 pimentão verde grande
    6 dentes de alho
    2 tomates médios
    1 maço de tempero verde
    5 xícaras grandes de arroz
    10 xícaras e meia de água fervente
    Azeite a gosto

    Modo de Preparo
    Pique o charque em cubos pequenos e cozinhe em água até que fique bem salgado, porém suportável ao paladar. Se com a primeira fervura do charque ele ainda estiver muito salgado, troque a água e o ferva novamente. Após a fervura, escorra toda a água e frite o charque em azeite.

    Dica: utilize o mínimo possível de azeite, durante a fritura, a gordura presente no charque irá derreter. Pique as cebolas, tomates, pimentão, alho e o tempero verde e os acrescente quando a carne estiver dourada. Deixe tudo fritar bem, até começar a secar, adicione o arroz e frite mais um pouco.

    Adicione a água fervente, mexa bem, misturando de forma uniforme os ingredientes, pois não poderá mexer mais assim que o cozimento avançar. Espere retomar a fervura, abaixe o fogo e espere secar. Sirva com salada de couve crua e ovos cozidos picados.

    Rendimento: oito pessoas.

    Fonte : https://revistasaboresdosul.com.br

Informações

Arroz Carreteiro
Outros, RS