Detalhes do Site

Monumento da Pedra Mó



    A Pedra da Mó, um artefato com uma história fascinante, está situada na Praça Arnoldo Guilherme Jost no município de Alegria. Esta peça de origem francesa foi importada por Casemiro Martini no ano de 1935, período em que ele fundou um moinho movido a água em Alegria, então conhecida como "Rincão Alegria". A necessidade da ferramenta para dar início ao seu empreendimento levou Casemiro a importar essa pedra mó diretamente da França, sendo a habilidade de construção atribuída a Emiliano Cassol.

    Dicionário: Mó são pedras de moinho usadas em moinhos, para moer trigo ou outros grãos. As pedras de moinho vêm em pares: uma base estacionária convexa conhecida como pedra de base e uma pedra côncava que gira. O movimento do corredor em cima da pedra cria uma ação de "tesoura" que tritura os grãos presos entre as pedras. As mós são construídas de modo que sua forma e configuração ajudem a canalizar a farinha moída para as bordas externas do mecanismo de coleta.

    Ao longo dos anos, o Moinho passou por diferentes proprietários, e em 1956, foi adquirido pelo senhor Guilherme Stadler. Mais tarde, reconhecendo o valor histórico do artefato, Stadler optou por doar a Pedra da Mó ao município de Alegria. Como um gesto significativo, a administração municipal decidiu expor essa relíquia na praça, criando assim o Monumento da Pedra Mó, uma atração que não apenas preserva, mas também compartilha a rica história industrial da região com os visitantes e moradores.

    Outros destinos

    Além do Monumento Pedra Mó, poderá explorar outros destinos de Alegria e aproveitar muito mais o passeio. São várias trilhas e cascatas que você poderá incluir em seu roteiro.

          • Cascata do Juca 
          • Praça Arnoldo Guilherme Jost
          • Prefeitura Municipal de Alegria
          • Paróquia São Sebastião
          • Cascata Lajeado Engenho
  • Sobre

  • Com cerca de 3.700  habitantes, é um lugar interiorano com economia agrícola, destacando-se na plantação de grãos e na produção leiteira. 
    Sua geografia serranacomposta por montanhas, vales e lajeados que cortam a cidade formam uma paisagem encantadora. 
    O município, fundado por imigrantes alemães e poloneses em 1935, tem sua história marcada por uma rica mistura cultural. 

    Conheça essa cidade charmosa e acolhedora!

Informações

Monumento da Pedra Mó
CEP 98905000 - Alegria, RS
R. Sete de Setembro, 1171 - Centro
Telefone: (55) 3536-1133

Formulário para contato