IMAGENS

São Jorge e o Dragão

         A síntese da lenda de São Jorge e o Dragão em um apanhado de inúmeras versões:
Em uma época em que a ordem era redigida pelo mais forte, o pode do ferro e fogo dobrava o homem, nas noites de lua cheia, um Dragão, vagava pelos povos devorando e queimando a tudo o que bem queria. 
Certo de não ter oponente sua luxuria crescia assim como sua fama. Deixava um rastro de destruição por onde passava e temor aos por sua chegada.
Morava em uma caverna e nas noites de lua cheia, voava até o povoado, na direção que queria para saciar sua fome.
Um jovem guerreiro se dispôs a enfrenta-lo e quando a lua cheia se estendia no manto da noite ele montava seu cavalo e ficava olhado o céu de lança em punho.
Certa noite ao avistar a besta-fera voando no céu, seguiu a galope para enfrenta-lo.
Ao chegar ao seu encontro o dragão estava prestes a devorar uma moça. 
O Guerreiro foi ao seu encontro com o cavalo e o atropelou, ao mesmo tempo cravava uma lança que cravou no pescoço e peito do mostro. 
A fera sem poder atingi-lo com fogo e levanta voo, Jorge segue lutando e a batalha se segue pelo céu até a lua. Lá o embate entre os dois marca o terreno com crateras vindo o dragão a morrer.
Jorge decide ficar vivendo na lua, em vigia eterna aos perigos e medos que cercam os homens, de lá parte para ajudar os injustiçados e oprimidos.
Versão Roger Jaekel 
     São Jorge, o Dragão e a Lua
      O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. 
Já a donzela que o santo defendeu, representaria as cidades, causas e pedidos de ajuda.
A relação entre o santo e a lua:
       - Viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos, um santo que mora na lua chega a todos os países.
      - Lenda de que o santo mora na Lua pode ter raízes brasileiras: na Umbanda, são Jorge corresponde a Ogum, o santo da guerra. Esse orixá tem energia masculina, o que o faz buscar vibrações femininas na Lua – daí a relação.
Mais irformações Site: São Jorge Gerreiro e o Dragão
Imagens São Jorge e o Dragão
Notícia São Jorge o Santo Guerreiro - História e Lenda

Outras imagens

Romaria São Miguel Arcanjo

Romaria São Miguel Arcanjo

São Miguel das Missões realizou dias 28 e 29 de setembro a 1ª Romaria a São Miguel Arcanjo. A programação teve celebração no sítio arqueológico, inauguração do monumento a São Miguel Arcanjo, almoço de confraternização, ...

Ver detalhes »

AMM se reúne em Porto Xavier

AMM se reúne em Porto Xavier

Porto Xavier recepcionou os prefeitos missioneiros na Assembleia geral da Associação de Municípios das Missões do mês de setembro. O evento ocorreu no dia 28 de setembro, no Auditório do Centro de Referência em Assistênc...

Ver detalhes »

Presidente do Iphan visita região missioneir...

Presidente do Iphan visita região missioneir...

A Presidente do IPHAN, Kátia Bogéa visitou a região das missões no dia 26 de setembro de 2019. Na oportunidade falou com lideranças da região sobre os investimentos nos sítios arqueológicos e o empenho do IPHAN para valo...

Ver detalhes »