Notícias

29/12/2022 09:42


Emater/RS-Ascar apresenta trabalho que impactou mais de 300 famílias em Entre-Ijuís

Trezentas e trinta famílias de 21 localidades do município de Entre-Ijuís foram contempladas pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) ao longo de 2022. Responsável por desenvolver o trabalho no município, o técnico em Agropecuária, Nélio César Nevinski, apresentou os dados e a forma como os serviços foram desenvolvidos em relatório entregue na sexta-feira passada (23/12) ao prefeito Paulo Meneghini. Também estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio, Mauri Lizot, o secretário municipal de Obras, Nahin Santos, e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdap), Sandra Regina Camera. O Relatório de Aters também foi apresentado e entregue nesta segunda-feira (26/12) ao Poder Legislativo durante sessão da Câmara de Vereadores.

Entre os destaques da atuação no ano 2022 estiveram ações na bovinocultura de leite, reservação de água e irrigação, secagem e armazenagem de grãos, assistência a lavouras de milho e à agroindústria familiar. Os atendimentos foram executados a partir das demandas apresentadas por agricultores e pelas comunidades, contando com a colaboração e a participação das parcerias, de modo especial da Prefeitura, dos conselhos municipais e das entidades representativas do público assessorado.

Nas propriedades leiteiras assessoradas buscou-se orientar sobre a melhoria da alimentação, reprodução e sanidade das vacas, bem como na adequação da infraestrutura e redução da penosidade do trabalho.

A irrigação é outra área continuamente fomentada, visto que o município possui muitos cursos de água. Diante disso, busca-se orientar o aproveitamento da área de forma sustentável, aumento da produtividade, segurança na produção e na geração de renda.

Diante das diversas vantagens da secagem e armazenagem de grãos na propriedade, como a manutenção da qualidade do produto, agregação de valor e autonomia no momento da comercialização, somente neste ano mais cinco produtores elaboraram os projetos de silos de secagem e armazenagem junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, com capacidade total de 3.637 sacas de milho. Com isso, no município, já existem 23 silos com projetos elaborados pela Instituição, que juntos somam capacidade de armazenagem de 21.349 sacas de milho.

Os produtores de milho assistidos receberam atenção também em áreas como práticas conservacionistas do solo, fomento à área irrigada, técnicas para aumento da produtividade e manejo integrado de pragas e doenças.

A legalização da produção e apoio à comercialização de agroindústrias familiares também foi prioridade na atuação da Aters em 2022. Atualmente são cinco empreendimentos formalizados, assistidos pela Emater/RS-Ascar através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Essas agroindústrias familiares geraram em torno de R$ 2 milhões, no total, em 2022.

A Emater/RS-Ascar também atua em diversas outras atividades, como acesso ao crédito, acesso a políticas públicas, direitos sociais e socioassistenciais, defesa sanitária animal, defesa sanitária vegetal, solos, olericultura, produção de grãos, segurança e soberania alimentar, solos, entre outros. “Para se ter ideia dos impactos, os 86 projetos de crédito feitos pela Emater resultaram num montante de mais de R$ 4 milhões a produtores do município”, explica Nevinski.

Por meio da assistência da Emater/RS-Ascar, o público assistido pode participar ainda de excursão para a Fenasoja e 80 produtores do município foram contemplados com cursos de boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas, oferecidos em quatro oportunidades.

Para 2023, o Plano Operativo de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social da Emater/RS-Ascar contempla diversas ações que devem dar sequência ao trabalho desenvolvido no município em parceria com a Administração Municipal e o Governo do Estado.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...