Notícias

23/02/2024 14:47


Homenagem a Pedro Ortaça e os Troncos Missioneiros

Homenagem que a filha Marianita Ortaça fez ao pai, Pedro Ortaça, patrono da Semana Farroupilha: colocou uma placa em seu sítio em Roque Gonzales. A placa também homenageia os outros três troncos missioneiros: Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá!
“Eu acredito que as homenagens precisam ser feitas em vida. Infelizmente, eu era uma criança quando os outros 3 troncos nos deixaram. Mas hoje, com a graça de Deus, posso homenagear meu amado e respeitado pai, a quem admiro profundamente. A ideia surgiu em uma conversa entre Thiago (meu marido), Ricardo (meu compadre) e eu. Fizemos acontecer no dia do aniversário da minha filha e dos 2 anos do sítio Toca do Sorro”, diz Marianita.
Leia o texto da homenagem:
No coração das terras de Roque Gonzales, onde os ventos sussurram histórias antigas e as pedras guardam segredos ancestrais, erguem-se imponentes os “Quatro Cernos de Angico”, os quatro missioneiros. Como guardiões sonoros de um passado glorioso, eles testemunham o amor, as belezas missioneiras, os valores, a arte, a coragem e a resiliência do povo Guarani e hoje, missioneiro e gaúcho.
Em cada entalhe, cada cicatriz, reside uma saga de bravura e sacrifício que eles sabem bem.
O monumento foi erguido em honra a esses quatro esteios, quatro vozes, quatro almas, quatro lendas das missões do Rio Grande do Sul, são mais do que meros símbolos de palanque de angico, são a encarnação da alma do missioneiro e do gaúcho forjada na luta e na devoção.
Ao contemplá-los, somos transportados a um tempo onde os homens e mulheres erguiam catedrais de fé e esperança em meio às adversidades.
Jayme, Noel, Cenair e Pedro nos inspiram a honrar e preservar nossa herança cultural.
Neste momento, curvamo-nos em reverência aos quatro troncos missioneiros, pois neles encontramos a essência da nossa identidade. Que seu exemplo continue a iluminar nossos caminhos, guiando-nos rumo a um futuro onde o passado é celebrado e o orgulho de ser missioneiro e gaúcho resplandece eternamente.
Local: Sítio Toca do Sorro, de Marianita Ortaça e Thiago Lopes em Roque Gonzales

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...