Notícias

28/06/2019 10:44


Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/06/2019

    Inverno: Finalmente deu as caras. Na terça-feira passada, ao nosso prenúncio, recebi mensagem do caminhoneiro Max (parente) que está indo ao Chile, mas que ainda hoje, quatro dias depois, está na Uspallata Aduana, aguardando a liberação do cruze Libertadores. Enquanto aqui a 15ºC, lá a temperatura beirava os -11ºC, com direito a neve e ventos gélidos.
   Quais os benefícios do frio para a saúde? Em vez de lembrarmos gripes, pele ressecada e mãos encarangadas, sejamos otimistas enumerando os vários benefícios do inverno para a saúde.
- Perda de peso: Muitos dizem que comem mais no inverno, mas a estação aumenta a atividade metabólica do corpo. Isso ocorre por conta do equilíbrio térmico e do maior gasto calórico, já que as células precisam consumir mais energia para serem transformadas em calor.
- Mata insetos e microorganismos: Pesquisas confirmam que grande parte dos insetos perecem no inverno. Esperamos que os mosquitos transmissores da dengue e febre amarela nos deem uma folga. Falando sobre febre amarela, o Ministério da Saúde, realizará intensa campanha de vacinação, que deverá ter início em 5 de agosto. Os municípios farão um levantamento (Censo) sobre quem recebeu, ou não, a vacina, e se esta foi completa ou fracionada. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada valerá por nove anos.
- Pele mais bonita: Durante o inverno os vasos sanguíneos ficam contraídos, fazendo com que a pele receba menos sangue. O resultado é uma pele mais suave e bonita. Porém, com frio intenso, a pele desprotegida pode ficar ressecada.
- Diminui o inchaço: Para quem sofre com inchaço e má circulação, o clima frio permite que os vasos sanguíneos se contraiam e não fiquem acumulados nas veias e tecidos.
- Tonifica os músculos: A prática de exercícios físicos durante o inverno resulta em músculos mais tonificados. Os vasos sanguíneos mais contraídos favorecem a circulação. Como resultado, os músculos ficam mais rígidos com maior facilidade.
- Melhor estação para cirurgias: É a melhor estação para cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos. Já que nos expomos menos ao sol, o clima frio contribui para um pós-operatório de sucesso. Também facilita aos procedimentos cirúrgicos nos seios e lipoaspiração, que requerem uso de cinta no pós-operatório.
   Curiosidade: Nos rios amazônicos já foram descobertos mais de 1500 espécies de peixes, mas estima-se que exista pelo menos o dobro de espécies. Representa quinze vezes mais do que todas a s espécies de peixes encontradas nos rios da Europa.
   Aventura: Que faz o filho Leandro Reichert, já por três semanas subindo pelo Rio Negro, após São Gabriel da Cachoeira. Ainda sem dar notícias, também pela inexistência de sinal telefônico.
   Esperamos que retorne com saúde, e trazendo muitos registros fotográficos, tanto de peixes quanto das tribos, algumas só falando seu próprio idioma.
   Tristes: Duas pequenas árvores de rua ficaram mais triste nesta semana. Estão no lado esquerdo da Rua XV Nov., após a Av. Brasil da capital missioneira. E isso vale para milhares de plantas urbanas.
   Renovando o calçamento, deixaram menos de metro quadrado de abertura para entrada de água e nutrientes. Muitas vezes vemos árvores enormes circundadas por piso e asfalto. Sobrevivem tentando sugar pelas folhas, pelo sereno, porém condenadas pela seca, mesmo chovendo, pois não há permeabilidade de solo. Triste!
   Humor: A esposa andava pela casa com um chinelo, ao que o marido perguntou: - O que você está fazendo?
- Estou matando baratas!
- Mas o homem virá amanhã passar o inseticida...
- Eu sei, mas não quero que ele pense que tem barata aqui em casa.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...