Notícias

25/04/2019 20:00


Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/04/2019

        SAMU: O “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” visa atendimentos com rapidez e eficiência, certo? Também é certo que nós, sociedade, estamos embarcando na frase pronta: “Não encoste no paciente, deixe o SAMU chegar. Eles estarão aqui em ... minutos. Talvez isso mude.
       Está em fase de implantação um controle de “Regulação” estadual. Assim, antes do atendimento o Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem deverá receber a ordem via smartphone, por enquanto em seu celular, autorizando o deslocamento, salvo quando vier ligação dos bombeiros ou brigada militar, dessa forma de forma inversa, registrando posteriormente o socorro prestado.
       Explico melhor. Um aplicativo, apelidado de SAPH Móvel, está em fase de testes no RS, desde 8 de abril. A empresa True Information Technology já instalou este sistema em vários estados, e conforme ela, só elogios. Que otimizará a comunicação, registrará a sequência dos atendimentos, facilitará o endereço situando geograficamente quem solicitou o pedido, orientações técnicas, etc.
      Dentre as implantadas também está Entre-Ijuís, onde atuo como Secretário de Saúde. Durante o congresso COSEMS RS (22 a 25 Abr.), realizado em Bento Gonçalves – RS, abordei minha preocupação aos entraves previstos pela falta de sinal, mas principalmente porque a Central de Regulação dispôs dois médicos, por vezes um, para atender todas as 267 cidades do RS. Nas pequenas cidades, é costume ir direto ao SAMU, mas este somente poderá realizar o socorro após a central registrar e liberar o socorro. Do contrário, os socorristas poderão ser penalizados.
     O próprio palestrante iniciou o assunto falando em demora de até trinta minutos, ao que vários secretários mencionaram casos de DUAS HORAS para a liberação do atendimento, tempo demais para quem carece socorro de urgência.
     De outra parte, cito a queda de um senhor numa instituição, e que batendo a cabeça fez grande hemorragia. Junto a ele estavam uma enfermeira e uma auxiliar verificando os batimentos cardíacos e lucidez, sem iniciativa sobre o atendimento básico. Com tamponamento compressivo limitamos o sangramento, evitando o choque de hipovolemia. Em vários países o cidadão comum recebe preparação, via curso, para prestar os primeiros socorros. Timidamente, há estudos de habilitar representantes nas escolas, instituições e pequenas empresas.
     Conforme a prestadora, via smartphone o médico manterá contato durante tempo integral, Assim, o socorrista receberá instruções do médico regulador, visando o melhor atendimento possível. Dentre outras vantagens alegadas, deslocamentos desnecessários e evitar trotes, etc.
    Fiquemos atentos com SAPH Móvel, que poderá se tornar um “sapo imóvel”, restringindo a rapidez e eficácia do SAMU. Com um governo endividado, criaram nova despesa que, afora o valor dos equipamentos, somará custos operacionais. Quem pagará a conta? O cidadão! E tenho dito! 
      Pimenta Cumari: Que as pimentas são saudáveis todos sabemos. O que muito se diz por aí, erroneamente, é que elas fazem mal aos hemorroidários.
      Disse um humorista: “Ninguém conta que tem hemorroidas ou bastante dinheiro. Só eu que conto que tenho...”
      Buenas! Como já citei, as pimentas como um todo, ao passarem pelo sistema digestivo, fazem reação anti-inflamatória nas papilas hemorroidárias, irritando-as, mas contribuindo para sua cura. Aos benefícios das pimenta Cumari, dentre as qualidades vitamínicas, estão as farmacológicas, com propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A capsaicina inibe ou diminui tumores maligno na próstata e pancreáticos, dentre outras benesses, antidepressivo, enxaquecas, cicatrizante, etc.
    Conforme estudos, a Cumari verde é que mais se identifica como medicinal aos problemas com hemorroidas, inclusive foi disponibilizada para uso tópico.
    Humor: A enfermaria do batalhão estava lotada. Dentre vários soldados com hemorroidas estava um com dor de garganta, amigdalite. Ao tratamento, usavam o antisséptico azul de metileno, que era aplicado com um pincel.
    Quando o coronel fez a revista aos enfermos, perguntou para o último: - Também estão aplicando azul de metileno na tua amigdalite? Está tudo bem contigo?
    - Está não, coronel! Sou o último da fila, e usam o mesmo pincel para todos...

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...