História

Aniversário São Luiz Gonzaga é 3 de junho. 

Quem nasce ou mora no município de São Luiz Gonzaga chama-se: SÃOLUIZENSE.

O início do povoamento da sede verificou-se no ano de 1687. Seus habitantes primitivos eram de origem polonesa. Anteriormente, denominava-se “São Luís dos Povos das Missões”.

Foi essa redução fundada em 1687, com população proveniente da redução de Conceição, atual cidade de Concepcion de La Sierra, na Argentina. O povo acolheu os moradores das reduções de Guaíra, Itatim (Mato Grosso) e do Rio Grande do Sul, que fugiam dos bandeirantes, possibilitando o cruzamento dos tapes com os guaranis.

São Luiz Gonzaga localizou-se, inicialmente, conforme o padre Cardiel, no caaçapá-mini, onde havia vestígios da antiga redução de Candelária, entre o Ijuí e o Piratini. Mais tarde, transferiu-se para lugar mais ameno, onde hoje se encontra.

A mesma ânua (carta-relatório dos sucessos ocorridos durante um ano) refere-se da seguinte forma a esse jesuíta: “Tratava carinhosamente os índios e, como conhecia bem seu idioma, em que tinha notável eloqüência, mereceu de todos as maiores demonstrações de amor e respeito”. Foi, como dissemos, em 1687, que uma colônia de mais de 2.500 pessoas, desligando-se de Conceição, foi se localizar no Caaçapá-mini, passando depois para o local, em ponto ameno, à margem do arroio Ximbocu, afluente do rio Piratini.

Dessa Colônia constavam descendentes das antigas reduções dos tapes, São Joaquim e Santa Teresa, cujos retirantes haviam sido acolhidos em Conceição. Presidiu a mudança e o estabelecimento de São Luiz Gonzaga o Superior das Reduções P. Alonso de Castilho, como consta do depoimento já citado. Depois de alguns depoimentos, confessamo-nos convictos de que São Luiz foi efetivamente fundado em Caaçapá-mini, lugar de Candelária (ainda não localizada).

Mais tarde foi São Luiz “transladado” para o local onde hoje se encontra. Padre Miguel Fernández, fundador e primeiro cura de São Luiz, onde exerceu suas atividades pelo período de oito anos, natural de Assunção do Paraguai, nascido a 1º de julho de 1659, ingressou na Campanhia de Jesus, como noviço em 12 de julho de 1677. Formado em filosofia e retórica, estava em Conceição (Rep.Argentina) quando, em 1684, foi designado para as Missões do Uruguai, à frente da colônia que partiu dessa doutrina, até Caaçapá-Mini. Ali fundou São Luiz Gonzaga, mais tarde transferido de local. Veneramos hoje o santo que se tornou o símbolo da pureza e foi declarado o protetor da juventude: São Luiz Gonzaga. Nascido em Castiglione em 1568, era filho primogênito do Marquês de Castiglione, parente próximo do Duque de Mântua e de São Carlos Barromeu. Sua formação foi de acordo com a categoria de príncipe: armas, estudos humanísticos, etiqueta e cortesia. No entanto, sua piedosa mãe cuidou de lhe proporcionar boa base de educação cristã. Nome anterior: São Luis dos Povos das Missões.

Municípios mães: Santo Ângelo e São Borja.