Notícias

30/11/2016 11:28


Portal Recebe Vencedor de 2016 Concurso de Pajada.

A demonstração que nossa arte esta viva, pulsando e transformando em verso nossas visões e lida são expostas anualmente em várias atividades da Instituição Estância da Poesia Crioula. Com atividades culturais de âmbito internacional. Os reflexos destes trabalhos são sentido e acompanhados pelos amantes do tradicionalismo, principalmente na grande nação pampeana, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Embasado na credibilidade, educação e continuidade a Estância da Poesia Crioula desenvolve entre várias atividades culturais anualmente os Concursos Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun e Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo  que buscam dar opções a nossa arte se expressar.
Esteve em nosso escritório do Portal mostrando os preparativos para o grande evento de premiação que acontecerá em será dia 3 de dezembro de 2016 na Sede da Estância da Poesia Crioula, na rua Duque de Caxias 1525, sala 49D, Porto Alegre. Jose Dirceu Dutra, que no amadrinhamento com João Carlos Oliveira Antunes Afrânio Batista Marchi foram autores da pajada “Sinuelo, Marca e LegendaConcurso Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun 2016.
Pajada ou Payada é uma forma de poesia improvisada na sul da América Latina, no Chile (onde chama-se Paya). É uma forma de repente em estrofes de 10 versos, de redondilha maior e rima ABBAACCDDC, com o acompanhamento de violão.
A pajada remonta os romances e quadras medievais e renascentistas, trazidos pelos povoadores europeus e adaptadas as temáticas campeiras. A Pajada está presente no sul da América desde quando as fronteiras eram imprecisas, o que impossibilita dar uma nacionalidade ao gênero artístico.
No sul do Brasil, as pajadas são cantadas em versos, no estilo recitado com acompanhamento musical de um músico de apoio, normalmente em milonga.
O Pajador (ou Payador em castelhano, quer dizer repentista) é o artista da pajada, um repentista que canta seus versos de improviso. O pajador referencial do Rio Grande do Sul é Jayme Caetano Braun - Biografia. 
Vídeo: Payada de Páscoa Jayme Caetano Braun
Vídeo: Pajada Mãe - Jose Dirceu Dutra
Vídeo: Sangue Farrapo - Jayme Caetano Braun
Vídeo: Amargo de Jayme Caetano Braun
Vídeo: 7 de Setembro por Jayme Caetano Braun
Vídeo: Sangue Alemão - Jayme Caetano Braun Pajada

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...