Notícias

06/01/2017 11:49


Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/01/2017

Longevidade: Desde 2010 Veranópolis é considerada a capital brasileira dos idosos, e a 3ª no mundo, com média de 75,3 anos. Para manter o título, o poder público mantém acordo com a OMS (até 2019), investindo em infraestrutura, lazer, transportes e moradia, que reflete na qualidade de vida. Na parte afetiva, buscam melhorar a relação de convivência entre a terceira idade e a juventude.
Pouco lhe interessa?! Entenda-se que a velhice é destino comum, sendo uma graça alcançá-la., Corroboram para isto os hábitos salutares desde a infância, pois o organismo cobra os exageros cometidos, tanto físicos quanto alimentares.
Voltando a Veranópolis, um dos grupos trabalhados tem 220 associados (faixa de 70 anos), na maioria mulheres. Tem atualmente 25 mil habitantes, onde predominam italianos e poloneses.
Em parte, podemos culpá-los pela “melhor idade”, pois estes dados contribuíram para que nos aposentemos mais tardiamente, conforme legislação a ser implantada.

Modernidade: Envelhecer não é fácil, e mais difícil é acompanhar o turbilhão de novidades tecnológicas, citando a informática, dominar o Whatts'App, Facebook, etc. Os cursos visam melhorar a comunicação com os filhos e netos. Outro grupo se esforça para recuperar as origens, ensinado o feitio de antigos pratos culinários como a massa carbonara e costela de porco.
O programa Cidade Amiga do Idoso é um trabalho contínuo de avaliações e aprimoramento. Além de Porto Alegre, que recebeu esta certificação no ano passado, apenas Victoria (Chile) e La Plata (Argentina) tinham o certificado.
Estima-se que em 2050 haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

Homenagem: De minha autoria, prestigiando os longevos, com muito carinho dedico a poesia...

OLHARES DO AMANHÃ

Sou velho para as crianças, pras montanhas nem nasci.
O tempo eterniza a idade, mas vida com qualidade
faz o idoso ser guri!

Como os gatos caçadores, do espinhaço recurvado,
recorda um fugido olhar. Começa então navegar
nas águas do seu passado!

A menor força no braço não lhe faz menos capaz.
Tem o brio da experiência, mais razão e competência
num espírito de paz!

Meu velho tio assoviando põe a dor no esquecimento.
Qual sabiá na laranjeira faz ela ser passageira
nas asas do pensamento!

Entristeço quando vejo alguns corações sozinhos.
Bons abrigos pro carente pra que também esta gente
tenha paz e mais carinhos!

Sinto orgulho quando vejo o garbo dos veteranos.
Sei que um dia vou partir, mas peço a Deus permitir
chegar aos setenta anos!

No canto do bem-te-vi que se irmane a sociedade.
Amor, afeto, alegria;  brilhe o sol no dia a dia,
Ser feliz... não tem idade!

Edital: O Patrão do GDF Os Farroupilhas, e conforme Assembleia Geral realizada em 5 Jan. 2017, aprovaram a venda de 30 (trinta) Títulos Patrimoniais Remidos. Cada título importa em R$ 1,000 (mil), a ser pago em três parcelas de mesmo valor. Com prioridade aos associados, os interessados serão inscritos em ordem crescente junto à Tesouraria da entidade. O sócio deverá estar quite com sua anualidade. Pessoas não associadas também poderão se inscrever, e em caso de não preenchimento dos 30 títulos, facultará o título (conforme inscrição) se aprovada a proposição pela patronagem. Inscrições abertas por 30 dias, a contar deste (até 6 Fev.).Premiada em 2005 - URI

Vende-se: Casa + ponto comercial central (85 e 48m², na Rua 10 de Novembro 202 e 194, esquina com o Mercado do Colono. R$ 350.000
Aceita-se veículo. Tel: 99118 2080

Humor: - Para ser uma anta completa só lhe faltam os chifres!
- Mas anta não tem chifres...

Chasque: Ao tio Alindo Fritsch, que reside em Major Teixeira – RO, hoje com 81 anos. Aos 17 sofreu grave acidente ao tombar uma tora, quando um galho da árvore atingiu-o, quebrando-lhe costelas e vértebras. Com sequelas posturais, seu costumeiro assovio inspirou-me a 4ª estrofe do poema.
Pois na véspera deste Natal o tio recebeu Alta Médica com prognóstico de ter, no máximo, uma semana de sobrevida. Um médico desenganou-o, mas Deus ainda quer que esteja com os seus, conosco. Neste chasque, receba minha homenagem, extensivo a todos que lutam pela vida. 
Site: Colunas de Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert 
Site: Cemitério dos Cativos Pajada de Otávio Reichert
Pajada: Lenda e Pajada do João de Barro
Vídeo: FARROUPILHAS - Dos versos de Otavio Reichert;
Imagem: Palestra com Otávio Reichert sobre Cultura Gaúcha
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...