Notícias

27/01/2017 13:23


Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/01/2017

Ser professor: Texto abrangente, incluindo também o caro leitor. Além dos formados nesta área, a arte de ser professor requer manhas e, principalmente, muita calma. Pais e irmãos são professores, idem aos colegas, os profissionais militares, os chefes, etc.
Não se pode esperar que o aprendiz tenha, nos 1º atos, a mesma qualidade do mestre. Talvez nunca alcance a sua “perfeição”, até porque temos nosso jeito particular.
Exemplos: Na enfermagem, ensinar a preparar e aplicar uma injeção ou instalar soro nalgum paciente. Ao aprendiz "faltam mãos" para coordenar o abrir da ampola, manipular a seringa sem contaminá-la e, principalmente, aplicá-la no paciente. E este ainda mais nervoso se perceber a insegurança do aplicador.
Noutra instância, aprender a dirigir um veículo requer muitas ações concomitantes, e sem desviar a atenção do trânsito. O bom instrutor precisa incentivar o aluno, transmitir-lhe confiança. Ainda assim, dificilmente realizará a meta desejada com nota 10.
Em atividades caseiras, desde secar louças, preparar alimentos, carece mostrar como fazê-lo, repetir a explicação e movimentos ao ato. Exercite o ato de ser um bom professor. O aluno agradecerá.

Educação Inclusiva (EI): O que é? Incluir na sala de aula, vida comum, na comunidade.
Como funciona? O colega Tenente Silveira, servindo no 1º B Com, abordou este tema comparando a EI brasileira, referenciando as Missões, e comparando-a à Espanha.
Em Santo Ângelo a EI também nas escolas, mas geralmente se interliga com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende alunos oriundos de educandários particulares, municipais e estaduais de vários municípios, além das crianças a partir de dois anos se detectada deficiência intelectual e múltipla. Segue resumo do trabalho da APAE:
Em 2016, a equipe (funcionários e colabores) contou com 61 profissionais habilitados, e atendeu 300 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, contemplando os municípios de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Sete de Setembro, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e Guarani das Missões.
Voltada também aos serviços especializados, sua equipe abrange as áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pediatria, otorrinolaringologia, serviço social, odontologia, hidroterapia, neurologia, oftalmologia e psiquiatria.
Muitos vêm para a escola com tempo integral, já outras participam somente de um turno ou de atendimento especializado, este na EEE Raio de Sol, que atende cerca de 200 alunos.
A Educação Inclusiva se dá, portanto, de várias formas, também na sua manutenção, através de educandários particulares (convênio AEE), com os municípios conveniados fornecendo de professores ou pagando cotas conforme o número de pessoas assistidas, também pela doação de entidades e pessoas físicas, e ainda com arrecadação estadual, esta pela realização de exames e atendimentos clínicos, com ressarcimento mediante convênio com o SUS.
Em resumo, pode-se afirmar que na região missioneira a educação inclusiva acontece eficientemente, preparando o jovem para o mercado de trabalho, propiciando-lhe estágios em empresas, supermercados e comércio em geral.

Qual o lado? Onde fica o bocal do tanque de combustível do seu carro? Se ao chegar para abastecer num posto de combustíveis, e não familiarizado com o veículo, como sabê-lo naquela fração de tempo? 
Simples: em quase todos os veículos, no painel, junto ao símbolo da bomba, há uma seta à esquerda ou à direita mostrando o lado.

Humor: No avião, voltando da Suíça, uma senhora falou com um simpático padre ao lado:
- Desculpe-me, posso pedir-lhe um favor?
- Claro, minha filha, o que posso fazer?
- É que comprei um sofisticado secador de cabelo, muito caro. Como ultrapassei os limites, estou preocupada com a Alfândega. Poderia o senhor levá-lo debaixo de sua batina?
- Posso sim, minha filha, mas você deve saber que eu não posso mentir!
Já passando o secador: - Estou certa que não lhe farão perguntas. 
Já no Brasil, perguntaram ao padre: - O senhor tem algo a declarar?
E o padre: - Do alto da minha cabeça até a faixa da minha cintura não tenho nada a declarar, meu filho!
Estranhando a resposta, o fiscal perguntou: - E da cintura para baixo, o que tem?
- Tenho um equipamento maravilhoso, destinado ao uso das mulheres, mas que nunca foi usado.
Caindo na risada, o fiscal exclamou: - Pode passar, padre! O próximo...
A inteligência faz a diferença. 

Site: Outras Colunas de Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert 
Site: Cemitério dos Cativos Pajada de Otávio Reichert
Pajada: Lenda e Pajada do João de Barro
Vídeo: FARROUPILHAS - Dos versos de Otavio Reichert;
Imagem: Palestra com Otávio Reichert sobre Cultura Gaúcha
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...