Notícias

12/03/2018 10:45


O Poder de Tombar o Prédio do Memorial Coluna Prestes

O prédio do Memorial Coluna Prestes, que funciona na antiga Estação Museu Ferroviário, é tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Com essa medida, a Prefeitura de Santo Ângelo pode desenvolver projetos para captar recursos junto ao Governo do Estado, visando melhorias e restauração das instalações do Memorial Coluna Prestes.
A decisão foi tomada em cima de parecer feito pelo Iphae/Sedac no dia 19 de dezembro de 2012, quando estiveram em Santo Ângelo. Na época o Iphae manteve contato com a Prefeitura.

TOMBAMENTO

O tombamento não se restringe ao prédio da antiga Estação Férrea, mas também à área circundante como a vegetação existente no local, a casa da guarda, os vagões estacionados no terreno da estação e o Monumento Coluna Invicta.
SECRETARIA DE CULTURA
Essa decisão do Governo do Estado, tendo em vista a importância histórica do prédio da Estação Museu Ferroviário de Santo Ângelo. Sem dúvida é um reconhecimento que vai contribuir para que mais prédios históricos sejam tombados em Santo Ângelo e posibilita ferramentas para manter a qualidade da preservação do material e manutenção do prédio. São formas e normas legais que amparam esse patrimonio cultural da região das Missões.
A medida é uma valorização deste prédio que passa a fazer parte do patrimônio histórico do Estado”, observa.

ESTAÇÃO FÉRREA

A Estação Férrea de Santo Ângelo foi inaugurada em 16 de outubro de 1921. Preservada e restaurada pelo munícipio passou a abrigar o “Memorial Coluna Prestes”, primeiro no país a homenagear a Marcha promovida pelo líder revolucionário, Luiz Carlos Prestes. No local aconteceram as primeiras reuniões do movimento. No prédio também abriga o Museu Ferroviário de Santo Ângelo e o Monumento “A Coluna Invicta” do artista carioca Maurício Bentes. 
Site: Estação Museu Ferroviário 
Site: Memorial Coluna Prestes 
Site: Monumento a Coluna Prestes 
Site: Museu José Olavo Machado 
Busca por Museus em Santo Ângelo

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...