Notícias

07/04/2017 14:31


Mais de mil agricultores da região devem participar de Dia de Campo promovido pela Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho

Mostra Tecnológica e Área Demonstrativa do Milho serão as principais atrações da programação
    A expectativa é de que entre 1 000 e 1 200 agricultores de toda a região visitem a Mostra Tecnológica e a Área Demonstrativa do Milho no tradicional Dia de Campo promovido pela Emater/RS – Ascar. O evento ocorre no dia 2 de maio, durante a Fenamilho Internacional – 18ª edição. 
    O chefe do escritório local da Emater e coordenador da Comissão de Agricultura e Pecuária da Fenamilho, Álvaro Uggeri Rodrigues, explica que a Área Demonstrativa do Milho trata-se de espaço onde foram implantadas diversas variedades da cultura. “O objetivo é demonstrar o comportamento dessas variedades e o potencial de produção, submetidas a manejos diferenciados”, destaca. As variedades de milho foram testadas com adubação orgânica, adubação química e níveis diferentes dessas adubações. “Implantados no local, há milhos híbridos da Empresa Pioneer, milhos varietais e também milhos crioulos, estes, em estado natural, com sementes coloridas, o que, certamente, também chamará muito a atenção dos visitantes”, explica Rodrigues. 
    A Área Demonstrativa do Milho é conduzida pela URI campus Santo Ângelo, através do curso de Agronomia e pelo Instituto Federal Farroupilha, a partir do curso de Técnico Agrícola, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Cotrisa, Pioneer, Emater/RS – Ascar, Sementes Lopes e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
    MOSTRA TECNOLÓGICA
    A Mostra Tecnológica, em sua 7ª edição, constitui-se de uma área com aproximadamente 3000 metros quadrados, organizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Agricultura. A iniciativa tem o objetivo de demonstrar, discutir e propor ao setor agropecuário, em especial, para a agricultura familiar, tecnologias e sistemas de produção que apresentem viabilidade econômica, social e ambiental. Na Fenamilho Internacional – 18ª edição, a Mostra Tecnológica desenvolverá temáticas, através de demonstração, nas áreas da bovinocultura de leite, sistema silvipastoril, silo secador de grãos, manejo de solo, horta, casa colonial, relógio do corpo humano e energia solar. 
    ÁREAS
    -Bovinocultura de leite: demonstração de uma sala de ordenha construída no local, que apresenta maior facilidade para a realização do serviço de ordenha, de baixo custo e de menor penosidade no trabalho para quem o realiza.
    -Sistema silvipastoril: é a integração da produção de floresta, pastagem com objetivo de produzir carne ou leite e madeira, em uma mesma área. No caso, também será demonstrada a produção de pastagem de grama tifton e eucalipto, com sobressemeadura de aveia e azevém.
    -Silo secador de grãos: está construído um silo para armazenar grãos, que funcionará nos dias de Feira, demonstrando aos visitantes a viabilidade de sua construção nas propriedades rurais.
    -Manejo de solo: área onde foram implantadas diversas plantas de cobertura do solo, bem como, a cultura do milho, com intenção de discutir propostas para melhoria da qualidade do solo.
    -Horta: área onde foram plantadas diversas espécies de hortaliças, com objetivo de demonstrar práticas de manejo com menor utilização de insumos químicos e também ressaltar a importância da produção de alimentos de qualidade para o consumo próprio.
    -Casa colonial: é um local de dinâmica. Nesta casa, todos os dias, haverá elaboração de pratos típicos, a maioria oriundos do milho. Cada dia, uma representação de grupo de mulheres de clubes de mães do interior de Santo Ângelo, acompanhados de um profissional da Emater/RS - Ascar, elabora e oferece uma receita típica local para demonstração e degustação aos visitantes.
    -Relógio do corpo humano: demonstração de plantas medicinais e sua adequada utilização para obtenção de benefícios à saúde humana.
    -Energia solar: haverá demonstração de placas para captação de energia solar e explicações sobre como utilizá-la no sentido de redução do consumo de energia elétrica e também enaltecendo a visão ambiental, pois trata-se de energia limpa e renovável.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...