Notícias

19/05/2018 12:01


Canto do Guasca na Nascente do Riogrande

A comunidade de São Miguel das Missões guarda em sua origem histórias e lendas das mais preciosas, legados da mais antiga etnia que mesclada a diversas colonizações e influencias nutre esta cidade de uma energia singular em todo o Riogrande. Local pátria de Cenair Maycá e símbolo de artistas que criaram e protegeram um estilo de vida que hoje é arte e exemplo a toda a terra.
Patrimonio Cultural da Humanidade trás em seu seio a estrutura jesuítica símbolo de um povo que se orgulha de se chamar de RAÇA
O maior patrimônio e estrutura turística do Riogrande coloca no Roteiro por São Miguel das Missões mais uma atração que será inaugurada neste dia 3 junto ao trevo central desta comunidade o Canto do Guasca.
Guasca no dicionário do Gaúcho é  uma tira de couro, que trançada se faz inúmeros utencílios, por isto esta palavra é usada também para elogiar uma pessoa como guapo, esperto, faz as coisas bem feitas.
_ Tche, esse missioneiro é guasca!!! 
Vídeo: Um Bolicho Guasca
É impossível vir a São Miguel das Missões, “Berço e Nascedouro do Riogrande” origem de uma “Raça”, que tem no homem do campo o seu maior representante sem colocar a disposição dos visitantes uma cultura toda voltada à família e informações sobre os pontos turísticos de São Miguel das Missões e Região missioneira. 
O Canto do Guasca, junto a loja Jair Facas Antigas tem o objetivo perpetuar a cultura gaúcha, através da venda de produtos de qualidade, mais que isto, oferecer a diversidade de matérias, como se utiliza e suas finalidades, ambientar o visitante no valor cultural de tudo o que envolve nosso maior patrimônio, nossa origem.
Em um espaço amplo e climatizado oferece aos visitantes uma vasta opção em literatura, artezanato e produtos como bebidas missioneiras ervas e chás.
Visite, pois nesta comunidade sempre tem um chimarrão de barão, um mate gordo e o Canto do Guasca para conheceres a tradição do Rio Grande. 
*Lenda da M?boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel
*Tatarandê Comunicação Entre Reduções
*Passo da Guerreira 
*Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté
*Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani,
*Lenda da Cruz de Caravaca
*Lenda M'Bororé
*Batalha M'Bororé
*Batalha de Caiboaté

Vídeo: Um Bolicho Missioneiro 
Notícia: Getúlio Vargas Inspirou Indiana Jones 
Vídeo: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 
Vídeo: Cavalgada da Integração Trajeto Completo
Notícia: Cavalgada da Região das Missões ao Passo da Guerreira 
Site: Ponto de Memória Missioneira 
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...