Notícias

22/07/2017 17:22


Academia Santo-Angelense de Letras Organiza a Quarta Edição do Café Cultural

A ASLE – Academia Santo-angelense de Letras intensifica os preparativos para a realização do IV Café Cultural da ASLE, evento que acontece no próximo dia 16 de agosto. A promoção da Academia teve sua primeira edição em 2014, e traz a realização de uma oficina de café de cambona, que é servido pelos membros da entidade acompanhado da culinária gaúcha: são bolos, pães, biscoitos, e outras delícias, que vem acompanhadas de música e poesia. Ele é realizado uma vez ao ano, durante o mês de agosto, mês da fundação de Santo Ângelo como um dos povos missioneiros. O ato quer rememorar uma antiga tradição dos tropeiros, revivendo a cultura gaúcha e as tradições dos povos missioneiros. 
De acordo com a presidente, Edna Lautert, que coordena o Café Cultural desde a primeira edição, o evento esse ano se insere na programação oficial da Semana Cultural. “Tal como já aconteceu nas edições anteriores, teremos alguns artistas convidados. E vamos mesclar a música e a poesia, dando preferência para os artistas que cantam melodias cujas letras são de autoria de acadêmicos”, destacou, acrescentando que o diferencial deste ano estará na declamação. Além de artistas da ASLE foram convidados alguns estudantes para participar. 
Entre os cantores estão confirmadas as presenças de Rubilar Ferreira e de Mauro Tomé no palco, os dois que detém títulos de Amigo da Academia.
O Café Cultural da Asle não tem cobrança de ingresso. E conta com a parceria de empresas e instituições. Além do apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.
DIPLOMA DE AMIGO
Durante o Café Cultural a ASLE vai anunciar quem serão os homenageados com Diploma de Amigo em 2017. Será a terceira edição da homenagem, voltada a pessoas da comunidade que se destacam por trabalhar pela valorização da cultura e que tenham apoiado a entidade em suas ações pelo fortalecimento da literatura. 
Os nomes indicados já são do conhecimento dos acadêmicos, que irão eleger, de uma lista de dez indicados, quem serão os três homenageados em 2017. “A última etapa acontece no próximo dia 29 de julho, sábado, durante a reunião ordinária da ASLE, com votação de todos os acadêmicos presentes”, destaca a presidente. Ela acrescenta que na primeira votação os acadêmicos indicam nomes para possíveis homenageados. Posterior, eles votam em três dos nomes já indicados. Os mais votados recebem o diploma.
A ASLE realizará um jantar solene no final deste ano para entregar a honraria aos eleitos.
Nos próximos dias serão anunciados a programação oficial e o nome do preparador do café, que é feito no fogo de chão e na cambona, como os antigos tropeiros preparavam. 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 
Notícia: 21 de agosto de 2015, às 19 horas 2º CAFÉ CULTURAL DA ASLE 
Notícia: Café Cultural Da Asle Terá Edição Em Agosto 
Notícia: ASLE Organiza seu Terceiro Café Cultural
Notícia: Café Cultural 2015 marca história da Academia de Letras de Santo Ângelo 
Notícia: Outorga do Diploma de Amigo da ASLE 
Notícia: Acadêmico Otávio Reichert visita o Portal das Missões

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...