Notícias

06/10/2017 17:15


Santo Ângelo é Ponto de Chegada de Roteiro Turístico Internacional

Doze peregrinos percorrerão 410 quilômetros entre Argentina e Brasil, durante 18 dias. Chegada será dia 29 de outubro, no Largo da Catedral Angelopolitana
O último dos Sete Povos das Missões está preparando uma programação diferenciada para o dia 29 deste mês, data prevista para a chegada dos doze peregrinos que percorrerão a primeira caminhada experimental internacional do roteiro Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, completando um percurso de 410 quilômetros, durante 18 dias, entre Argentina e Brasil. O roteiro está sendo idealizado pela Operadora de Turismo Caminho das Missões e tem início no próximo dia 12, com início na cidade de Corpus, cidade argentina localizada na fronteira com o Paraguai.
Para tratar da organização de um evento diferenciado e marcar a chegada dos caminhantes no próximo dia 29, o prefeito em exercício Bruno Hesse, o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Vando Ribeiro de Souza e a secretário de Cultura Neusa Cavalheiro, receberam no Gabinete do Executivo a operadora de Turismo Marta Benatti, o secretário-executivo da FUNMISSÕES Marcos Mattos e a promotora cultural Odila Motta. A reunião deu início às tratativas para a recepção dos peregrinos, com a mobilização de todos os setores da comunidade santo-angelense e regional na programação que será oficializada nos próximos dias. Estão previstos a realização de shows e celebração de missa do encontro com o Anjo da Guarda. 
Para o prefeito em exercício Bruno Hesse, Santo Ângelo e as Missões vivem um momento ímpar para o setor do turismo, ganhando destaque no cenário brasileiro e mundial graças aos últimos acontecimentos com a difusão da Rota Jesuítica – Circuito Internacional das Missões, com a participação do Papa Francisco e angariando espaços nobres na grande mídia nacional. “Os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para este roteiro. Somos a Compostela do Brasil e precisamos preparar um grande evento para o fim desta caminhada, pois o mundo voltará seus olhos para Santo Ângelo”, afirmou Hesse. 
A Rota Jesuítica envolve Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, e tem como finalidade a integração dos povos que congregam as Missões Jesuíticas, para a formação de um circuito internacional consolidado como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas. 
Marta Benatti diz que o início da caminhada internacional Caminho das Missões Jesuítico-Guarani também marca o começo de uma nova página na história missioneira. “Esta caminhada é uma integração dos povos missioneiros da Argentina e do Brasil, valorizando a cultura, a história e a mística missioneira”, assinalou. 
Foto: Tarso Weber

CONVITE
A Associação dos Municípios das Missões - AMM, Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo ea Operadora de Turismo Caminho das Missões convidam Vossa Senhoria para o lançamento da internacionalização do “CAMINO DE LAS MISIONES” que ocorrerá na cidade de San Ignácio, Província de Missiones - Argentina, dia 12 de outubro de 2017, às 18:00 horas no restaurante La Carpa Azul, proximidades do  Sítio Arqueológico de San Ignácio Mini, Patrimônio Cultural da Humanidade.
A programação começa às 12h30min, com almoço na cidade de Corpus, local que foi um dos povoados jesuítico-guarani ao norte de San Ignácio, de onde inicia a caminhadade 16 km chegando ao final da tarde, com recepção dos peregrinos em San Ignácio, seguindo com o Espetáculo “Sonido e Luces”, após o término do espetáculo jantar comemorativo lançamento oficial da Internacionalização do Camino de las Misiones.
No dia 13 ato solene do lançamento as 9:30 horas.
Salienta-se a importância do evento que ocorrerá, pois é um momento de liderança do turismo brasileiro, onde busca a união com os países vizinhos e especialmente a integração dos produtos turísticos missioneiros ao mercado nacional e internacional

“Lasmisiones unidas por lamismaemoción”
“As Missões unidas pela mesma emoção”

Dia 12 de outubro começa uma nova página na história missioneira. A integração da Argentina ao Caminho das Missões. 
A Caminho das Missões Operadora de Turismo lança a primeira caminhada experimental internacional do roteiro “Caminho das Missões Jesuítico-Guarani”. O evento ocorrerá no dia 12 de outubro as 19h30min em San Ignácio Mini – Argentina. A solenidade marcará esta caminhada que integrará os “Povos Missioneiros” da Argentina e do Brasil, valorizando a cultura a história e a mística missioneira.
A caminhada inicia em Corpus, uma pequena cidade na fronteira com o Paraguai e no final do dia 12 o grupo de peregrinos chegará em San Ignácio Mini para o evento. No dia 13 as 9:30 horas haverá um ato solene com autoridades e peregrinos.
Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 km passando por 4 patrimônios culturais mundiais e lugares de beleza natural inigualáveis.Se integrarão no roteiro. Corpus, San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Santa Maria la Mayor, Itacaruaré; San Javier, estes na Argentina; eno Brasil, Porto Xavier, Assunção do Ijuí/Roque Gonzales e Pirapó. Unindo-se ao roteiro já existente no BRASIL: São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo.
O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitanaem Santo Ângelo, onde sempre acontece a emocionante chegada dos peregrinos. A programação inicia às 17horas com shows e missa do encontro com o Anjo da Guarda. A chegada dos peregrinos está prevista para às 19 horas. 
Notícia: Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões 
Notícia: Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID 
Notícia: Ministros do Turismo e Meio Ambiente discutem parceria. 
Notícia: Governo Federal Anuncia Projeto Brasil + Turismo
Notícia: AMM busca apoio do MTur e Embratur para divulgação mundial do Destino Missões
Notícia: AMM define estratégias e ações para garantir crescimento da região em 2015 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...