Notícias

09/08/2017 10:40


Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões

BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI, URUGUAI E BOLÍVIA UNIDOS PELA MESMA HISTÓRIA.
Recursos do BID e cronograma de atividades para os cinco países, com prazo determinado, foram acertados no evento. Próximo encontro será em Santa Cruz/Bolívia
Mais de 300 pessoas do setor público e privado participaram da 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica, em São Miguel das Missões/RS/Brasil. As atividades iniciaram as 9h30min, e se estenderam até às 18 horas de segunda-feira (7/8), no Tenondé Park Hotel. Deliberações históricas marcaram o encontro, que foi norteado por ações efetivas para promover o turismo integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. A programação incluiu a composição Conselho Diretor da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica.
O prefeito anfitrião, Hilário Casarin e o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, fizeram a abertura do evento, que foi coordenado pelo governador do Departamento de Itapúa/Paraguai, Luis Roberto Gneiting. "Estamos muito felizes por sediarmos uma reunião desta envergadura, aqui, na terra do Patrimônio Mundial da Humanidade, as Ruínas de São Miguel. Sejam todos muito bem-vindos", evidenciou Casarin.
O dirigente da AMM ressaltou que no encontro histórico, o projeto da Ruta foi oficialmente implementado, fortalecendo a integração entre os cinco países. Mas, enfatizou que na região ainda tem muito a ser feito nas áreas de sinalização, infraestrutura e divulgação da Rota Missões. "Além disso, temos que seguir cobrando do governo federal, um posicionamento quanto a ponte Internacional, cuja luta dos missioneiros é Porto Xavier/San Javier, um dos nossos maiores gargalos", reiterou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, saudando todos os convidados, em especial os colegas prefeitos que congregam a AMM e prestigiaram o encontro com suas equipes.
Sartori agradeceu administração municipal de São Miguel das Missões, que por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em conjunto com o governo do RS e AMM, atuou na organização do evento, que é resultado do acordo firmado entre os governadores de Itapúa/Paraguai, Luis Roberto Gneiting, e do Rio Grande do Sul/Brasil, José Ivo Sartori, e tem o apoio da Associação dos Municípios das Missões.
O governador de Itapúa rememorou que o trabalho para consolidar a Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica vem de muitos anos. "Esta é uma luta única dos cinco países. Por isso, o setor público e a iniciativa privada precisam trabalhar conjuntamente para a inserção e integração da cultura, história e religião dos nossos povos", afirmou Gneiting.
Cacique da Aldeia Guarani Tekoa Koenju, em São Miguel das Missões, Aniceto Gonçalves, foi bastante aplaudido pelos participantes, e deu o recado: "Nós, da aldeia Tekoa Koenju, também precisamos de melhorias para receber os turistas".
Na reunião em São Miguel, membros do setor público e setor privado dos cinco países atuaram em conjunto para delinear as estratégias das próximas etapas dos trabalhos.
PROJETOS DA RUTA
Na parte da manhã, foram apresentados individualmente os avanços dos projetos da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica, desenvolvidos pelo setor público e privado. Representando o Brasil, explanou o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori e Romaldo Melher, Operadora de Turismo; Paraguai, Olga Fischer, Presidente da Camara de Turismo das Missões Jesuiticas do Paraguay e Carlos Afara, intendente municipal de San Ignacio Guazú; Argentina, Ministro de Turismo da Província de Misiones, José Maria Arrúa, presidente da Câmara de Turismo de Misiones, Eduardo Brajkovich e vice intendente de La Cruz, Corrientes, Luis Calomarde; Bolívia, do Governo de Santa Cruz, Paola Parada e Rosario Baldomar, da Organização e Gestão do Destino de Santa Cruz; Uruguai, representante da Intendencia Departamental de Floida, José Gervasio Martinez Rodriguez. Fez parte da mesa de autoridades o Alcalde de San Jose e Presidente de Associação dos Municipio de Chiquitania/Bolívia, Germain Cabalerro.
EXEMPLO MISSIONEIRO
Por volta das 12h30 min, chegou a comitiva do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. O governador gaúcho fez questão de afirmar: "somos parceiros deste projeto. Estamos aqui porque podemos dizer que dentro das possibilidades, nosso governo está trabalhando ativamente no apoio, na qualificação e na promoção da região das Missões. O Mercosul não é apenas uma ferramenta de comércio. É cultura, é arte, é história, é turismo. E essa mobilização dos povos missioneiros é um grande exemplo disso". Acompanharam o governador do RS, a primeira-dama do Estado, maria Helena Sartori; os ministros do Turismo, Marx Beltrão, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; o secretário estadual de Turismo, Victor Hugo; o deputado federal, Darcísio Perondi; o deputado estadual, Eduardo Loureiro, entre outras autoridades regionais, estaduais e federais. Também o deputado federal, Luiz Carlos Heinze, esteve presente no evento.
PALAVRA DE MINISTRO
No encontro, foi assinada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, a carta de adesão ao Programa Global de Crédito para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata no valor de 100 milhões de dólares, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo Beltrão, esse valor deve ser dividido entre os países para que projetos de infraestrutura e integração das rotas sejam executados. "O Ministério do Turismo tem total interesse no sucesso desta rota integrada. Por isso, fiz questão de aproveitar este ato para assinar na frente de todos aqui presentes a carta de crédito, que representa o ponta pé inicial para termos acesso aos recursos do BID ao nosso projeto", garantiu o ministro Marx Beltrão, renovando o apoio às demandas missioneiras.
Na sequência, os convidados visitaram as Ruínas de São Miguel. Após, os trabalhos foram retomados no local do encontro com os representantes dos cinco países, sob a coordenação do governador Luis Roberto Gneiting, ocasião em que foi formado o Conselho Diretor da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica.
MATERIAL PROMOCIONAL
Entre os itens da pauta, o posicionamento de mercado e produção de material promocional integrado, que deverá estar disponível em formato impresso, digital e audiovisual. Neste sentido, foi designado um encarregado de cada país que ficará responsável por reunir as informações necessárias, ficando assim distribuído: Brasil - Brasil Antonio Sartori; Bolívia - Paola Parada; Uruguai - José Gervasio Martinez; Argentina - Pelusa Arguello e José Maria Arrúa; Paraguai - Olga Fischer, país que se encarregará de centralizar as informações. Os materiais deverão ser entregues dia 2 de outubro deste ano.
CONSELHO DIRETOR
Composição do Conselho Diretor da Ruta Jesuitica Internacional de Sudamérica: Presidente-Luis Gneiting; Vice-presidente - Germain Caballero; Secretário Geral - Brasil Antonio Sartori; Secretaria de Atas - Ricardo Lohse y Beatriz Arevalos; Secretaria de Administração e Finanças-Esteban Romero; Relações Internacionais - um operador de turismo de cada país.
Conforme deliberado no encontro, ficou designado um secretário executivo de cada país. Argentina - será atribuído pelo Ministério do turismo da Província de Misiones/Argentina; Bolívia - Paola Parada; Brail - Caroline Aquino; Paraguai - Titular: Carlos Afara e Suplente: Aristides Aguilar; Uruguai: Ariel Cabrera.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
-Participação XIII Congresso Internacional de turismo Religioso Sostenible, e San José de Chiquitos/Bolívia (2 a 5/outubro/ 2017);
-Participação no Segundo Encuentro de Gobernadores, Intendentes, Prefeitos y Alcaldes de la Ruta Jesuitica Internacional de Sudamérica, en San Ignacio de Velasco/Bolívia (24 e 24 novembro/2017);
-Visita a su Santidade el Papa Francisco y entrega del acta de Acuerdo para consolodación de La Ruta Jesuitica Internacional de Sudamérica (setembro e/ou novembro/ 2017);
-Projeto que está sendo desenvolvido com o BID para fortalecer a Ruta Jesuitica Internacional de Sudamérica;
-Reunião com ministros de Turismo/Cultura, em dezembro/2017;
-Próximo encontro do Conselho Diretivo será dia 23 de novembro/2017, em Santa Cruz/Bolívia.
CULTURA MISSIONEIRA
Mestre da Cultura Popular Brasileira, o missioneiro Pedro Ortaça, acompanhado do filho, Gabriel Ortaça, participou da reunião e contemplou o público com a música "De Guerreiro a Payador", que exalta o valor da cultura e da identidade missioneira.
PRESENTE, PASSADO E FUTURO
O público diversificado que participou da Primeira Reunião do Conselho Diretivo da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica, durante todo o dia 7 de agosto, em São Miguel das Missões, entre ministros, governadores, prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais, intendentes, operadoras de turismo, imprensa, empresários, entidades civis e religiosas, deputados federais e estaduais, saíram do evento com uma única certeza: a HISTÓRIA DAS MISSÕES JESUÍTICAS DO PASSADO, QUE UNE BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI, URUGUAI E BOLÍVIA, É A MESMA QUE DEVE UNIR OS POVOS NO PRESENTE E NO FUTURO!
Veja todas as fotos na página da AMM no facebook 
FOTOS: Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)

Notícia: Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões
Notícia: Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID 
Notícia: AMM atua para participar de encontro entre autoridades do Mercosul  
Notícia: AMM atua na organização do 1º Encontro de Governança da Ruta Jesuítica Internacional 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...