Notícias

01/10/2018 09:14


Nossos Mártires Ainda Sofrem Injustiças

       Os crimes que os bandeirantes fizeram em nome da tirania e riqueza do centro do país ainda têm reflexos até hoje, não dá pra entender os motivos. Santos Mártires do Brasil em Caaró formam os primeiros brasileiros canonizados pelo Papa João Paulo II em 1989, mais do que seu sacrifício, foram semeadores de um estilo de vida em comunhão que nunca se repetiu na história da humanidade, tirando o índio da era selvagem e o elevando ao primeiro mundo em cima de pilares como a Arte, Agropecuária, Alfabetização, Metalurgia e Musica e milhos de histórias ainda a ser descobertas... o pampa altivo, a Nação Missioneira hoje dividida em várias bandeiras fez tremer impérios que dominavam o mundo.
       Nossos mártires fizeram mais que milagres, são o exemplo vivo ainda hoje de fé e humildade, qualidades que fizeram brotar uma raça que acredita no trabalho e faz seus maus feitores (descendentes de bandeirantes) terem suas propriedades, poder e status garantidos no centro do país. Na guerra os sulistas são os primeiros... bem mais isto é outra história. É difícil compreender que homens santos, que deram sua vida como exemplos de fé, forma estudados e pesquisados, tiveram que provar cientificamente seus milagres para serem canonizados e isso sem falar na fonte de água mineral considerada milagrosa, local de beleza natural impressionante e pouco se fala dos “Primeiros santos Brasileiros”. Quando noticiários nacionais publicam estratégias de turismo religioso para o centro norte e os mártires do pampa não tem sua hitória publicada... Uma história que abalou impérios donos do mundo. 
       Santos já canonizados pela Igreja. Atualmente em número de trinta e seis:
São Roque González de Santa Cruz,
São Afonso Rodrigues 
São João de Castilho. (mártires do Rio Grande do Sul)
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (nascida na Itália)
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (nascido no Brasil)
São José de Anchieta, SJ (nascido na Espanha)  
       Foram proclamados 15/10/2017 Santos André de Soreval, Ambrósio Francisco Ferro e 28 companheiros ( estre estes, Mártires de Cunhaú e Uruaçu), santos mártires do Brasil!
       Eles se recusaram a ser convertidos à força ao calvinismo e foram barbaramente assassinados pelos invasores holandeses no Nordeste do país
       No dia 15 de outubro, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco canonizou os Protomártires do Brasil, cuja festa litúrgica é comemorada no dia 3.
       Uma vez canonizados, eles se tornarão oficialmente os primeiros santos mártires do Brasil.
       São eles os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros. Todos foram assassinados porque se recusaram a renegar a fé católica no período da invasão holandesa no Nordeste brasileiro, entre os anos de 1630 e 1654. Os invasores tentaram obrigar os católicos a se tornarem calvinistas e chegaram a proibir a celebração da Santa Missa na região sob sua ocupação.
       Em 16 de julho de 1645, o pe. André de Soveral e 70 fiéis foram assassinados de modo bárbaro por 200 soldados holandeses e um grupo de indígenas potiguares influenciados por eles. O martírio foi sofrido em plena Santa Missa, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Canguaretama, litoral do atual Rio Grande do Norte.
       Passados apenas três meses, um novo massacre foi perpetrado em Uruaçu, também em território do que hoje é o Estado potiguar. Ali, em 3 de outubro de 1645, foram executados o pe. Ambrósio Francisco Ferro e o fiel leigo Mateus Moreira. Testemunhos relatam que o coração de Mateus lhe foi arrancado selvagemente pelas costas e que, antes de morrer, ele bradou:
       “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”
       São João Paulo II beatificou os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros no dia 5 de março de 2000. O nome “protomártires” já tinha sido escolhido por ocasião da visita apostólica de São João Paulo II a Natal em 13 de outubro de 1991, durante o XII Congresso Eucarístico.
       A cerimônia de canonização, neste dia 15/out/2017, às 10h00 pelo horário vaticano, correspondente às 5h00 da manhã no horário de Brasília.
Notícia: armelo da Santo Ângelo 
Leia mais, Globo = Papa Francisco aprova a canonização de 30 novos santos brasileiros. Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram massacrados durante as invasões holandesas
Leia = BBC Brasil discussão e debate sobre o assunto. 
Site: Primeira Cruz de Quatro Braços
Site: Origem da Cruz Missioneira;
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Romaria e Missa na 82ª Romaria de Caaró.
Familias e público acompanhando a 82ª Romaria do Caaró 

Estrutura do Santuário de Caaró na 82 Romaria 2015

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...