Notícias

09/01/2018 15:22


Como e Por Onde Nasce Um Tradição nas Missões

          De todos os encantos que envolvem esta terra, energias brotando nos rituais, cultura, ruínas, benzimentos, e alinhavando uma história única, vivenciada nesta terra, que fez de São Miguel das Missões Patrimônio da Humanidade e uma das principais Nascentes dos Gaúchos. 
          Pelos motivos já enumerados, viemos refletir o que se acerca nesta terra além das tradições, e aí sim entendermos o que passou-se no Reveillón em São Miguel das Missões.
           A palavra tradição é sinônimo de entrega, passar adiante, continuidade que permanece e foi isso que toda a comunidade fez em uma cumplicidade que só a entrega e a união pelo bem comum conseguem, sendo assim diante de um ato tão belo em um momento festivo os fogos de artifícios forma a diplomação de São Miguel das Missões como o nascer abençoado do ano para todos os sabem viver em família e comunidade.
          Durante o dia, acontece o “tradicional” Encontro de Benzedores, Rezadores e Mateiros, realizando benzimentos aos turistas e distribuição de escapulários nas festividades das festas de  Final de Ano em São Miguel das Missões, mais especificamente junto à  Cruz Missioneira, no interior das ruína jesuíticas
          Assim, para os privilegiados que poderem acompanhar a “tradicional” Missa do Galo nas Ruínas de São Miguel, feita pelo Bispo Don Liro Meurer, missa esta carregada de simbolismo e de uma beleza que sempre emociona a todos, seja pelo local e energias humanas resguardadas nestas pedras.
          Após a missa, estando à frente do Sítio Arqueológico (1*), pôde-se acompanhar o “tradicional” Show da Virada (2*) e a queima dos fogos, além da tradicional confraternização de todas as famílias. A soma de todos estes ingredientes, em grande comunidade, fica envolvida por um espírito fraterno, que identificamos como “Espirito Missioneiro”. Milhares de visitantes de cidades vizinhas e turistas tiveram a gratificante experiência de fazer parte desta festa, que transcende tudo o que costumamos imaginar de réveillon. Houve integração total, concretizada diante de símbolos históricos irmanados nos desejos de paz e comunhão.
          (1*) O fluxo de participantes para assistir a passagem de ano em São Miguel das Missões foi em grande estilo. A multidão lotou a Avenida do frontispício ao Sítio histórico, que juntos celebraram a chegada de 2018. A estimativa da Polícia Militar e da Imprensa foi de, aproximadamente 5.000 mil pessoas, as quais prestigiaram o Réveillon nas Missões, estando os restaurantes e hotéis lotados, tanto no município como nas cidade adjacentes.
          (2*) Pouco antes da meia-noite, a Dupla Sertaneja Junior e William, subiram ao palco e transmitiram uma mensagem de carinho ao público presente, que juntos realizaram a contagem regressiva da virada de ano. Após, deu-se à queima dos fogos de artifício, que durou uns 12 minutos, com Shows Pirotécnicos tomando conta do céu de São Miguel das Missões, abrilhantando ainda mais esta festa miguelina.
          O Natal Missioneiro e o Réveillon nas Missões foi uma Realização da Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, com Patrocínio da  Caixa – Governo Federal, Apoio do IPHAN, IBRAM, MK Projetos e Produções Culturais, Associação dos Amigos das Missões e ACI.    
Mais imagens da programação durante o RÉVEILLON MISSIONEIRO  
Programação RÉVEILLON MISSIONEIRO em São Miguel das Missões

Programação NATAL MISSIONEIRO em São Miguel das Missões 
Fonte Prefeitura de São Miguel
Site: Enfermidades dos Índios Guaranis 
Notícia: Educação, Cultura e Energia na Missão de São Miguel 
Site: Benzeduras e Rituais nas Missões  
Site: Roteiro de Bicicleta Pelas Missões 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...