Mostra da Colônia é atração no Pavilhão da Cultura durante Fenamilho

Título

Exposição busca recontar a história e manter “vivos” os costumes das etnias italiana e alemã

Foi aberta oficialmente, na última sexta-feira, 1º, durante a programação da 17ª Fenamilho Internacional a Mostra de Equipamentos da Colônia. A exposição aconteceu no Pavilhão da Cultura no Parque de Exposições Siegfried Ritter até 10 de maio.

A inauguração do acervo da Mostra de Equipamentos da Colônia contou com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes e do secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon.

De acordo com o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon, a exposição buscou recontar a história e manter “vivos” os costumes e as tradições das etnias italiana e alemã. O acervo conta com objetos dos séculos 18 e 19 e remonta o cotidiano das famílias por meio de uma ambientação (quarto, cozinha e sala).

O Pavilhão da Cultura foi organizado pela Comissão de Cultura da 17ª Fenamilho Internacional – que conta com representantes das secretarias de Cultura e Educação de Santo Ângelo, 14ª Coordenadoria Regional de Educação (14ª CRE), Academia Santo Angelense de Letras (Asle) e URI. Os trabalhos foram coordenados pelo coordenador de Eventos da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, Júlio Matos. Já a organização interna do Pavilhão da Cultura esteve sob a responsabilidade de Maria Lúcia Mousquer, representante da 14ª CRE.

Entre os objetos expostos está um trator Deutz, 1937, com rodado de ferro e de fabricação alemã de propriedade do escritor e historiador Leo Petersen Fett (in memorian).  O maquinário foi doado pela viúva de Fett, a advogada Carmem Terezinha de Carvalho Fett.

A Mostra de Equipamentos da Colônia abriga ainda as peças que integravam o Museu do Faldino, de propriedade do empresário do setor alimentício Faldino Siede (in memorian). Os objetos foram doados à Secretaria de Cultura pela viúva de Siede, dona Erika.

Fonte: Rádio Cidade SA

 


Mais notícias