Notícias

25/04/2018 20:22


Histórico do Elite Clube Desportivo

     O Elite foi fundado em 30 de setembro de 1921 por Paiva Filho, Frederico Schnepfleitner, Inocêncio Silva, Carlos Feldmann, José Lucca, João Silva e Leopoldo Kruel. Teve Frederico Schnepfleitner como seu primeiro presidente. Em 15 de novembro do mesmo ano, realizou a primeira partida de sua história, vencendo o Clube Rio Branco, de Catuípe, pelo placar de 3 a 1. Sua primeira sede estava situada na Farmácia Espíndola, em uma residência pertencente à família Schmidt. Seu primeiro campo localizava-se na atual Praça Leônidas Ribas, em um terreno cedido pela prefeitura de Santo Ângelo.
Após conquistar o tricampeonato da cidade, entre 1939 a 1941, o Elite obteve um bicampeonato entre 1946 e 1947. Em 1949, tornou-se a primeira equipe de Santo Ângelo a realizar uma partida fora do Brasil. Na excursão à Argentina, enfrentou o Oberá, vencendo por 2 a 1. Uma nova visita ao país vizinho foi feita em agosto de 1953, quando o Elite foi derrotado pelo Unión de Posadas (4 a 0) e pelo Posadas (6 a 3).
Em 1958, comandado pelo treinador Percival Garcia de Oliveira, obteve sua principal conquista, quando faturou o título do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O jogo do título foi realizado em campo neutro em Carazinho, quando o Elite venceu o Atlântico de Erechim pelo placar de 3 a 2. Uma década depois, foi vice-campeão da terceira divisão gaúcha, em 1968. Em 1971, o Elite foi o vencedor do último Campeonato Citadino de Santo Ângelo, batendo o Tamoyo por 1 a 0, com um gol de calcanhar de Miguel. Em 10 de julho de 1979, o Elite inaugurou sua nova sede social, construída dentro do Estádio Doutor João Augusto Rodrigues. A sede dispunha de uma sala para a secretaria e de um salão de festas. No mesmo ano, o Elite foi campeão da chave 2 do Campeonato Gaúcho de Futebol Amador.
Em 1987, foi o quarto colocado da Divisão de Acesso. O clube existiu até 1989, quando fundiu-se em ao Grêmio Esportivo Santoangelense e ao Tamoyo Futebol Clube, originando a Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo, hoje Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo. Em 2014, o Professor Luiz Alberto Steglich, adquiriu as patentes originárias registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI as marcas e patentes do Elite Clube Desportivo, do Grêmio Esportivo Santoangelense e do Tamoyo Futebol Clube.
Em 30 de setembro de 2015, com a constituição do clube empresa em sociedade limitada de capital Elite Clube Desportivo Ltda., com a finalidade de formar jogadores e estruturar o futebol em Santo Ângelo, e em decorrência do recente falecimento do Professor Luiz Alberto Steglich, em 21 de julho de 2015, a família cedeu as marcas para a administração da referida sociedade e seu uso e registros. A sociedade foi constituída pelos empresários Luís Cláudio Gerhardt Steglich e Vicente Beltrão do Nascimento Júnior, ambos denominados gestores do clube, que por decisão dos mesmos, e após uma análise e pesquisa dos torcedores locais e regionais, bem como do desenvolvimento da marca e patente da empresa, adotou o retorno do Elite.
Em janeiro de 2016, o Elite Clube Desportivo visando a constituição de um centro formador de jogadores e de disputa junto a comunidade de Santo Ângelo e região, firmou parceria com o também tradicional agremiação da mesma cidade: o Clube 28. Em julho de 2016, e em decorrência do rebaixamento da Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo (detentora por lei municipal do direito de comodato sobre o Estádio da Zona Sul - Raul Oliveira e demais imóveis), foi feita proposta para utilização da estrutura do Estádio bem como a concessão da vaga pelo Elite, em formato de sociedade de cotas de participação. Tal proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo, e formalizada em 29 de agosto de 2016.
Ocorre no mês posterior o reconhecimento da FGF e da CBF. Em 11 de agosto de 2016 tomou posse o presidente do Elite: José Taceli Rodrigues Moreira, e o Diretor Técnico//Treinador da categoria profissional: Jorge Armando Maiben Castro.
Após 30 anos afastado do futebol, o Elite retomou suas atividades em 2017. O galo missioneiro disputou a Segunda Divisão do campeonato Gauchão, terminando a competição em 12º lugar. A volta que deveria ser o recomeço do clube de Santo Ângelo, mostrou a face triste do futebol, um lado sem auxílio, difícil, e abandonado do esporte, o que acarretou na desistência do clube na segunda fase.
Agora em 2018, com novo presidente (assumiu Luiz Cláudio Steglich) e novos parceiros e apoiadores, o Elite CD entra para disputar novamente a terceirona, visando a disputa da Divisão de Acesso no ano que vem.
O Elite CD já tem o seu treinador confirmado para a disputa da Terceirona Gaúcha de 2018. Trata-se de Valduíno Anderson da Rosa Alves de 57 anos. Valduíno tem grande identificação com o Milan de Júlio de Castilhos onde foi jogador e conquistou cinco vezes a segunda divisão. Por várias temporadas foi treinador no mesmo time que disputava a Divisão de Acesso. 
Notícia: www.eliteclubedesportivo.com Inalgurado 
Notícia: Histórico do Elite Clube Desportivo 
Site: Elite Clube Desportivo

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...