Notícias

08/10/2018 17:36


ExpoIjui Fenadi - Baile das Etnias encanta público na SOGI

O Salão Nobre da Sociedade Ginástica de Ijuí – SOGI – ficou lotado na noite de 6 de outubro, durante o Baile de Abertura da ExpoIjuí Fenadi. O público pôde prestigiar a beleza das 12 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha que trouxeram novas indumentárias e coreografias feitas especialmente para este momento.

O Grupo Frohe Jugend, da etnia alemã, apresentando a Dança da Vassoura, típica da região da costa do Mar Báltico. Logo em seguida, o Grupo Svenska Danser, da etnia sueca, trouxe os festejos da primavera. A etnia árabe, representada pelo Grupo Hayat, contou a história da dançante Elena, e a beleza oriental que se espalhou pelo mundo.

A história de dois irmãos separados durante um grande conflito com a Rússia, foi contada pelo Grupo Staburags, da etnia leta. Já o Grupo Krakus, da etnia polonesa, que completou 15 anos em janeiro, trouxe uma coreografia da região de Kurpie Zielona, dançada em festas de casamento. Logo em seguida, o grupo Charme da Liberdade, da etnia afro-brasileira, contou através de sua coreografia a história de Ogum, um Orixá conhecido pela sua força e maneira impetuosa perante as injustiças.

Na sequência, o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, da etnia portuguesa, apresentou uma coreografia da região do Baixo Vouga, litoral de Portugal. A Invernada artística da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, fez uma homenagem a história e legado de Paixão Cortes através da música “Origens”. O Grupo Windmolen, da etnia holandesa, apresentou a coreografia intitulada como Klompendance, que tem como característica principal as batidas dos tamancos de madeira.

Chegando ao fim das apresentações, o Grupo Hijos del Sol, da etnia espanhola, apresentou a dança Sevilhana, uma dança viva e alegre, considerada uma evolução do flamenco. Já a etnia italiana, encantou o público contando uma história de amor por meio da música “O Sole Mio”, apresentada pelos grupos Pimpinelli e Giovanotti com participações especiais. A penúltima apresentação foi da etnia austríaca com o Grupo Lustige Tiroler, que completou 30 anos em setembro. A música trouxe a alegria do folclore, mostrando figuras principalmente da região do Tirol. O grupo ainda fez uma homenagem a seu primeiro coreógrafo Andreas Hamester.

As apresentações artísticas encerraram com a estreia do Grupo Aika, da etnia japonesa. A coreografia apresentou movimentos fortes que refletem o trabalho e a vida dos pescadores no mar, do puxar a rede ao enfrentamento das intempéries, refletindo assim, o espírito de luta do povo japonês. Após as apresentações, o evento contou com a animação da Banda Inovação Arte & Show, vinda de Passo Fundo.

O Baile precede a ExpoIjuí Fenadi, como forma de mostrar a beleza das entidades culturais representadas durante a feira. O espetáculo é esperado durante o ano todo, por todos aqueles que se preparam arduamente para apresentar uma dança inédita a cada ano.

A ExpoIjuí Fenadi 2018 ocorre de 11 a 21 de outubro, com diversas atrações culturais, para todos os públicos, além de programações voltadas às áreas do agronegócio, agricultura familiar, artesanato, circuito leiteiro, agropecuária, tecnologia e inovação.

Fonte e mais fotos do Evento : ExpoIjui 
Site : ExpoIjui 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...