Notícias

06/12/2018 10:21


Multidão recebe a Maria Fumaça de Natal em Santo Ângelo

Na chegada as autoridades receberam da direção da Rumo Logística a entrega simbólica da bitruca para o projeto Trem da História
Uma multidão testemunhou na noite de terça-feira, 04, a chegada em Santo Ângelo da Maria Fumaça de Natal, locomotiva construída na década de 1950, nos Estados Unidos, e restaurada em 2017, para o Programa Natal nos Trilhos e outros eventos turísticos e culturais em datas especiais, organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o patrocínio da Rumo Logística, concessionária da rede ferroviária no Rio Grande do Sul. 
A locomotiva, composta por nove vagões e ornamentada com motivos natalinos, está percorrendo os três estados do sul desde o dia 25 de novembro, de onde saiu de Rio Negro (PR), passando por Lages (SC), Vacaria, Santa Tereza Guaporé, Passo Fundo, Ijuí e Catuípe, e chegou à antiga estação ferroviária do Bairro São Pedro, em Santo Ângelo, às 22h47min, desta terça-feira, sendo recebida com festa pela multidão. 
Entre os passageiros que desembarcaram da Maria Fumaça de Natal em Santo Ângelo, estavam o Papai Noel; o procurador da República, Osmar Veronese e a esposa Luciane Veronese; a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro; o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg; a gerente de Relações Institucionais da Rumo Logística, Giana Custódio, e a coordenadora de eventos sociais da empresa, Carmem Maron. Eles foram recebidos na estação ferroviária pelo prefeito em Exercício, Everaldo de Oliveira, secretários Municipais, vereadores e representantes dos apoiadores do evento.
TREM DA HISTÓRIA
No desembarque, as autoridades as representantes da Rumo Logística fizeram a entrega de uma réplica de uma locomotiva da concessionária, simbolizando o repasse para o município de Santo Ângelo de uma bitruca, locomotiva de pequena potência, para a implementação do Projeto Trem da História. O projeto, de acordo com a secretária de Cultura Neusa Cavalheiro, pretende resgatar e valorizar a história da ferrovia na região, com o reaproveitamento da malha viária existente, transformando-a num atrativo cultural. O projeto prevê passeios de trem, refazendo o itinerário entre Santo Ângelo e Ijuí.
A bitruca, modelo GE, registrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cedida pela Rumo, chegou a Santo Ângelo na tarde desta quarta-feira, 05, e será encaminhada a Ijuí nos próximos dias, onde será preparada para o início definitivo do Projeto Trem da História. 
ATRAÇÕES
Anterior à chegada da Maria Fumaça de Natal, o Governo Municipal, em parceria com a Rio Grande Energia, ALIBEM, Associação de Guias de Turismo das Missões, Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA) e o Núcleo Comunitário do Bairro São Pedro, ofereceu ao público show com o cantor Noli Moreira, apresentando composições próprias e sucessos nacionais e internacionais. 
A Maria Fumaça de Natal permanece aberta à visitação nesta quarta-feira, na antiga estação ferroviária do Bairro São Pedro, com show do Grupo Gravetos Missioneiros, às 19h30min, e a exemplo da primeira noite, feira de artesanato, e comércio de lanches e bebidas na área da gare. 
A locomotiva se despede de Santo Ângelo, ao meio dia de quinta-feira, seguindo seu roteiro de visitas no Rio Grande do Sul. 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...