Notícias

15/03/2019 18:30


ELEITA A DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES DAS MISSÕES PARA O BIÊNIO 2019/2020

Neste dia 12 de Março, na Casa de Cultura Nelson Hoffmann, em Roque Gonzales, em Assembleia Geral convocada para este fim, foi feita a prestação de contas, eleição e posse da nova Diretoria da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões para o biênio 2019/2020.
Com presença de inúmeros Trilheiros de diferentes municípios da região, Prefeito Municipal de Roque Gonzales, Chefe do Setor de Cultura do Município, Vigário da Paróquia, Secretária de Turismo de São Nicolau, também representando o Prefeito do respectivo Município, Secretário de Cultura do Município de Mato Queimado, igualmente representando o Prefeito Municipal da respectiva cidade, registrando ainda, a presença dos quatro Trilheiros pioneiros, que fizeram a Trilha pela primeira vez em 2001, Professor Sérgio Venturini, Pe. Eugênio Hartmann, Capitão Edson Lisboa e João Inácio Bieger, foi apresentada a Chapa da Situação, e em não havendo outra Chapa para concorrer, foi aclamada por unanimidade dos presentes. 
A Diretoria Executiva eleita tem a seguinte composição:
Presidente: Ana Paula Diniz Alvarenga;
Vice Presidente: João Inácio Bieger;
1º Secretário: Irací Inácio Damke Luft;
2ª Secretária: Sônia Zoraide Pinto Lopes;
1º Tesoureiro: Artur Cândido de Oliveira Bernardo;
2º Tesoureiro: Renato Jacó Bieger.
Membros do Conselho Fiscal
Presidente: Ilmar Neubüser
Vice Presidente: Gelson Robalo Dias
Secretário: Jacinto José Scheuer Griebeler;
1ª Suplente: Elaine Scher;
2º Suplente: Alécio Antônio dos Santos; e, 
3º Seplente: João Airton Feijó de Moura. 
Após a eleição e posse, o Presidente Edson Lisboa, ao entregar o bastão, proferiu um emocionado discurso, demonstrando a grande satisfação pelas realizações em seus 4 anos à frente da entidade, tendo recebido uma efusiva salva de palmas pelos presentes. A seguir, a Presidente aclamada passou a coordenar a mesa de trabalhos, passou a palavra ao Vice Presidente que fez um breve relato da Trilha nas suas 18 edições, 9 edições de Cavalgadas e 2 edições da Trilha de Bike. Apresentou os projetos a serem implantados para aperfeiçoar especialmente as cavalgadas, com uma maior participação das Prefeituras Municipais inseridas no itinerário. Ressaltou a maioridade da Trilha, com a 18ª edição, e nesta, tendo consolidada a condição de Trilha ecumênica, com a participação de Trilheiros que professam religiões diversas e perfeitamente inseridas do grupo. Também referiu o fato de que com a maturidade da Trilha, apesar de nas cavalgadas predominar o público masculino, uma mulher é alçada ao posto maior, referindo-se a aclamação da Presidente Ana Paula. Lembrou também dos Trilheiros que já partirem, e hoje trilham em outras dimensões.
Também fez uso da palavra, o Prefeito Municipal anfitrião, João Hass, relatando as intensas atividades desenvolvidas pela municipalidade, apesar da escassez de mão de obra, ora sendo suprida por nomeações decorrentes de concurso público realizado. Também enalteceu a relevância da Trilha dos Santos Mártires na difusão das potencialidades culturais, turísticas e históricas para além fronteiras, vez que o crescimento da Trilha é vertiginoso, tendo tido em sua última edição, participantes do Distrito Federal, incluindo ainda, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, com significativa representação radicada em Curitiba, de diversas cidades gaúchas, além de Oberá, Argentina.
Cátia Schuquel, Secretária de Turismo de São Nicolau em sua manifestação, também fez referência a importância da Trilha na divulgação da história dos remanescentes da redução jesuítica, e da cultura da 1ª Querência do Rio Grande, reiterando sua disposição de tudo fazer o que lhe está ao alcance para bem receber e amparar a Trilha em seu município. 
Já o Secretário de Cultura do Município de Mato Queimado, iniciou sua manifestação falando da satisfação pelo convite e da receptividade que o município obteve da Associação quando do convite para que a cavalgada alterasse o roteiro, contemplando o seu município, reconhecendo a relevância da Trilha, reconhecida por Lei Estadual como de relevante interesse cultural e inserida no calendário de eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Também divulgou a Cavalgada “Caminho das Tropas”, que perfaz o roteiro dos antigos tropeiros em seu município. Também reiterou integral apoio à Trilha durante a permanência em território de Mato Queimado. 
O Professor Sérgio Venturini, fundador da Trilha, por sua vez, desejou êxito à nova Diretoria, e reiterando seu desejo de conseguir participar de todas as edições até alcançar a 25ª, que ocorrerá em 2026, quando se comemora os 400 anos do ingresso dos Padres Jesuítas no Rio Grande do Sul, em 26 de Maio de 1626. 
Por fim, a Presidente aclamada fez seu pronunciamento, falando da emoção em dirigir os destinos da Trilha da qual já participa a muitos anos, lembrando ter sido convidada para fazer a Trilha pela primeira vez pela Dona Elmi, líder política, religiosa e social de São Nicolau, falecida recentemente, embargando sua voz de emoção, e emocionando a todos os participantes. Assegurou fazer seu melhor contribuindo para que a Trilha sempre mantenha sua credibilidade conquistada nos 18 anos de atividade, cumprindo sua missão. Agradeceu especialmente ao ex Presidente Edson Lisboa, o qual lhe inspirou e lhe transmitiu segurança para assumir o encargo. Por fim, agradeceu a todos, pela confiança nela depositada, reiterando contar com o apoio de todos os Trilheiros.   

Site: Os Santos Mártires do Brasil
Site: Trilha dos Santos Mártires
Site: Romaria de Caaró 2015

Vídeo: 7ª Cavalgada dos Santos Mártires
Mais imagens da Capela dos Santos de Caaró, clique aqui. 
Notícia: Trilha Dos Santos Mártires Cumpre Com Seus Objetivos 17ª EDIÇÃO 2017

Imagem: Trilha dos Santos Mártires 2016
Notícia 15ª Trilha Dos Santos Mártires 2015.
Imagens dos Trilheiros dos Santos Mártires de Caaró.
Chegada dos romeiros da 15ª Caminhada na Trilha dos Santos Mártires das Missões na Romaria do Caaró após 8 dias e 170 km de caminhada. Parabéns. Vídeo da chegada para a 82ª Romaria dos Santos Márires 2015. 
Vídeo Romaria de Caaro 2016

Vídeo Trilha dos Santos Mártires 2016; 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...