Notícias

28/04/2016 09:53


Transmissão Ao Vivo da Reinauguração do Espetáculo Som e Luz

Acompanhe a Transmissão Ao Vivo.
Embaixadores e Representes Internacionais estão divulgando seus interesses em simpósios que estão sendo realizados no Hotel Tenondé todo o dia de hoje a partir das 9:45h com transmissão direto no Site do Portal das Missões durante a 5ª Expofeira de São Miguel das Missões.
Espetáculo Som e Luz foi completamente revitalizado e será reaberto nesta Sexta-Feira (29), com transmissão Ao Vivo pelo Portal das Missões, com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O Espetáculo conta em uma narrativa, através do uso de efeitos de som e luz - durante 48 minutos - o nascimento, desenvolvimento e o fim da civilização missioneira criada por padres jesuítas e índios guarani. No sitio Arquelógico São Miguel Arcanjo.
Nesta Quinta-feira (28), iniciam-se as atividades da Expofeira de São Miguel das Missões, que conta com, palestras, solenidades, shows e show baile. Confira a programação completa nas fotos
No dia 29 de abril, data em que o município de São Miguel das Missões comemorou seu 28° aniversário de emancipação político-administrativa, a inauguração da requalificação do espetáculo Som e Luz  reuniu centenas de pessoas no Sítio histórico de São Miguel Arcanjo, contando também, com a presença de diversas autoridades entre elas o governador do estado José Ivo Sartori e da senadora Ana Amélia Lemos.
O evento contou com a presença de grandioso público, prefeitos da região, autoridades de âmbito estadual e nacional, entidades  e comunidade local, que acompanhou a cerimônia de ato inaugural do espetáculo revitalizado. Em seus pronunciamentos as autoridades enfatizaram a importância deste espetáculo de cunho histórico e cultural, não só para a região mas a nível nacional e internacional, uma vez que agora o novo espetáculo conta com narração também na língua espanhola e inglesa buscando atender melhor o grande número de turistas estrangeiros que visitam diariamente o Sítio.
Entre os pronunciamentos, o presidente do instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach, mencionou o trabalho conjunto  iniciado a cerca de seis anos que foi fundamental para que o projeto fosse realizado. Eduardo Hahn, superintendente estadual do  IPHAN no Rio Grande do Sul, afirmou a importância  do espetáculo e do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo para a  valorização do patrimônio cultural  e agradeceu a todos os parceiros e apoiadores. Prefeitos da região e deputados presentes também manifestaram sobre o ganho cultural, econômico e a importância deste espetáculo para o desenvolvimento de todos os municípios da AMM (Associação dos Municípios das Missões)
Dando prosseguimento  a solenidade o prefeito municipal, Hilário Casarin, abriu seu discurso com trechos de uma poesia, enaltecendo a história missioneira e a formação cultural do povo gaúcho e afirmou que não somente o município de São Miguel das Missões, mas toda a região  será beneficiada pela revitalização do Som e Luz, agradeceu a todos os parceiros , pessoas e entidades que contribuíram ativamente para que este sonho fosse concretizado e afirmou ainda, que toda a região missioneira deve prosseguir unida, buscando crescimento econômico, desenvolvimento e progresso, o que trará inúmeros benefícios a população. Finalizando os discursos a senadora Ana Amélia Lemos e o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também se manifestaram a respeito  da importância que São Miguel das Missões possui, abrigando o único Patrimônio Cultural da Humanidade do sul do país. A Banda Municipal de São Miguel das Missões executou o Hino  Nacional  e encerrou-se a cerimônia com a apresentação do Coral da Aldeia Alvorecer de São Miguel das Missões que reafirmou a importância do povo Guaraní na formação histórica e cultural de São Miguel e emocionou o público presente.
Em seguida, foi realizado o ato do corte da fita inaugural pelo Governador e apresentado ao grande público presente o espetáculo revitalizado, com a narração nos três idiomas: Português, Inglês e Espanhol, emocionando a todos mais uma vez, com a história que  narra a saga missioneira vivida pelos índios M’bya Guaranis e os padres Jesuítas da Companhia de Jesus desde o início do projeto de evangelização, o desenvolvimento e a derrocada das reduções jesuíticas e a  luta  de um povo oprimido pela cobiça e ira do colonizador, mas que sempre carregou no peito a garra e a força de lutar pela  liberdade e que apesar da chacina ainda resiste com seus ideais no coração de todos os missioneiros.
A revitalização do espetáculo contou com o patrocínio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), no valor de mais  de 2,1  milhões de reais e a coordenação do projeto ficou a cargo do  Instituto Iguassu Misiones,

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...