Detalhes do Site

Memorial Noel Guarany



    O Memorial à Noel Guarany foi erguido junto ao túmulo do mesmo, no cemitério municipal de Bossoroca. O cantor e compositor, considerado um dos expoentes da cultura missioneira e guaranítica do Rio Grande do Sul, abriu as porteiras rio-grandenses para uma música essencialmente nativa. Noel Guarany nasceu em Bossoroca, em 26 de dezembro de 1941, e morreu em 06 de outubro de 1998. O Memorial a Noel Guarany reproduz objetos característicos do pajador, como o pala e a guitarra, no centro do conjunto que possui troncos e varejões na porteira, uma torre, a cruz missioneira, uma taipa de pedras, uma escala musical e correntes que significam a lembrança que une os admiradores ao cantor. 
    Noel Guarany o Cantor da Bossoroca.
    Informações e Localização da Praça e Monumento a Noel Guarany.

    Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany.
    Projeto Monumento Noel Guarany. 

    Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
    Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany. 
    Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
    Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
    Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica.   
    Vídeo do Monumento a Noel Guarany.

  • Sobre

  • Detalhes e história do Mausoléu à Noel Guarany. Fonte: ABC Bossoroca. Uma justa homenagem ao "Cantor da Bossoroca", foi idealizado pela municipalidade de Bossoroca no ano de 1999. Durante a realização da 5ª edição do Manancial Missioneiro da Canção, foi inaugurado o mausoléu onde repousam os restos mortais de Noel Fabricio da Silva - Noel Guarany. Este mausoléu é um conjunto formal e estético com significação histórica relativa ao Cantor Missioneiro, que em sua obra, interpretou com fidelidade, nossa historiografia. Neste conjunto, temos o mausoléu que é o sepulcro em que repousa o ilustre filho da Bossoroca. Suas linhas suaves dispõem de uma CRIPTA que lembra o estilo barroco do período colonial brasileiro, objetivando assinalar sua marcante passagem e que pereniza o reconhecimento popular. No contexto desta simbologia, encontramos a CRUZ DE LORENA, que marca o período da civilização Jesuítica-Guarani, tantas vezes citada na obra de Noel. O VIOLÃO, companheiro inseparável nas andanças do missioneiro, pelo estado e além fronteiras. O "PALA VELHO", posto sobre um dos braços da cruz e que foi tema de uma de suas composições, "Romance do pala velho". PAREDES DE PEDRAS, que reportam às grandes sesmarias da região, suas cercas de pedras e as ruínas das antigas reduções. MOIRÕES COM VARA, que se constituem numa saudosa lembrança das lides campeiras, no manejo do gado, dos dias de marcação, castração, aparte, etc., e lembram as antigas mangueiras, com troncos e varas redondas. BLOCO DE CONCRETO, propositalmente forte e rijo onde está um trecho da obra poética de Noel, com a força de sua comunicação em que a letra aludia o prenuncio de sua morte. CORRENTES E FERRADURAS, que representam uma tentativa de se reportar ao tempo das revoluções que marcaram a região Missioneira, desde as invasões correntinas, portuguesas, a revolução farroupilha  e outros fatos que marcaram a conquista deste chão colorado. LEIVADO DE GRAMA MISSIONEIRA, tapete de grama lembrando a pampa Rio-Grandense, onde proliferou a criação de gado, habitat do povo Guarani e do gaúcho indomável. Este projeto é de autoria do arquiteto Plinio Ivar da Rosa, e encontra-se localizado junto ao cemitério municipal, na entrada da cidade.
                        Maiores detalhes da rica história e os patrimonios de Bossoroca, seus filhos, suas riquezas culturais e peculiaridades entre no Blog Bossoroca RS uma das mais completas paginas sobre as riquezas de um município missioneiro.
    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Memorial Noel Guarany
Bossoroca, RS
Av. João Cândido Dutra. Junto ao Cemitério Municipal
Telefone: (55) 3356-4000

" height="300" frameborder="0" style="border:0; width:100%;">

Formulário para contato