Notícias

16/06/2017 20:40


Bossoroca, Região das Missões ganha um presente Missioneiro.

Poucas vezes temos exemplos tão completos de civismo e desprendimento, amor a esta terra e respeito aos que por sua obra fizeram e levaram o nome das missões há um mundo sem fronteiras. A Confraria do Icamaquã se mobilizou durante meses e foi passo a passo construindo uma obra que é de todos e em breve ira marcar os roteiros turísticos da região das Missões.
O Monumentoa Noel Guarany alterou as características da cidade e meche com a autoestima de toda a região Missioneira. Mas os futuros projetos que se somam a este monumento tem uma base impar, visionária como a arte de Noel Guarany, o que se faz pelo bem de todos, por amor, por vocação pega rumos e colheitas infinitas, dignas e provam materialmente que o Turismo, Cultura e Educação é o melhor investimento. Parabens Confraria do Icamaquã e Bossoroca por este presente de seus filhos.
A entidade cultural bossoroquense chamada, que atualmente é presidida pelo confrade Afrânio Marchi, iniciou à Campanha Pró-Construção do Monumento a Noel Guarany onde a ideia inicial partiu do confrade Vasco Rodrigues e foi aprovada por unanimidade pelos membros desta confraria um grupo daqueles “flor de bueno” a obra ultrapassou os R$ 100 000, 00 de custo e nenhum dinheiro o publico foi colocado no local, mais um fator louvável aos guerreiros membros da Confraria!
Neste dia 7 de novembro com a presença de sua filha Laura Guarany, autoridades, confrades e a população, assim foi aberta ao público a Praça de Noél Guarany com seu monumento, e durante todo o dia artistas, músicos e payadores prestaram homenagens ao nosso tronco missioneiro. Dia lindo, bravo e que se solte um grito do sapucai a Confraria do Icamaquã!
Uma escultura que, juntamente com o pedestal, ultrapassa sete metros de altura e colocada na entrada da cidade de Bossoroca – RS. A estátua confeccionada manualmente em concreto armado pelo escultor Vinícius Ribeiro que também foi o idealizador e construtor da estátua de Jayme Caetano Braun na vizinha cidade de São Luiz Gonzaga.   
Conforme relata o poeta e compositor João Antunes, diretor artístico e cultural da Confraria do Icamaquã, “o nosso conterrâneo bossoroquense Noel Borges do Canto Fabrício da Silva ou simplesmente Noel Guarany renomado músico, poeta, compositor, pajador e intérprete, um dos Quatro Troncos Missioneiros, foi um representante fiel e autêntico da nossa arte, soube valorizar os nossos usos e costumes, a nossa identidade, cantou, levou longe e engrandeceu a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura e, por conta disto, tornou-se um destacado marco da música missioneira, por isso, ele é digno desta homenagem, pois a presença do monumento além de evidenciar a sua memória vai incentivar o turismo como fonte de renda e tornar ainda mais conhecida a nossa Bossoroca que é um dos topônimos mais cantados em versos no cenário rio-grandense-do-sul,” disse.
A inauguração será inserida nas festividades do cinquentenário de emancipação de Bossoroca, que foi criada dia 12 de outubro de 1965. 
Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany.
Projeto Monumento Noel Guarany. 

Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany. 
Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica.

EM DESTAQUE

Jada hotel

Sindilojas

São Pedro Butiá

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...