Detalhes do Site

Café de Cambona ou Café de Tropeiro



    Os gaúchos adotaram o costume vindo dos mascates, chegavam, faziam fogo e colocavam as cambonas com água para esquentar. Montavam um local parecido com um acampamento, desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, as bolachas e o açúcar. O café de cambona tem um forte cheiro agradável e conforme o tronco do brasão que se bota da um aroma diferente e um tempero a mais no café. 
    Em geral, os tropeiros e carreteiros costumavam dividir as obrigações do fogão entre si. Enquanto um fazia o café, outro podia ser o assador, ou fazer o mate, a outro, a responsabilidade de juntar lenha, por isso também conhecido como café de tropeiro.
    Quem ficava encarregado de fazer café, colocava a água a ferver na cambona, depois retirava do fogo e despejava dentro dela duas colheres de café em pó. Mexia com a ponta da faca até dissolver todo, ou com uma colher, depois voltava com a cambona ao fogo. Quando levantava nova fervura, retirava do fogo e colocava um tição aceso dentro do café, provocando uma ebulição. Mantinha o tição dentro do café por segundos. Com as costas da faca, dava algumas pancadinhas por fora, na cambona.
    Sentavam nos arreios ou nos pelegos dobrados para tomar o café que era acompanhado por bolachão ou pão caseiro, trazido na mala de garupa. Alguns preferiam ficar acocorados nos "garrões", como é hábito entre nosso homem do campo, herdado dos índios. A sobra do café nas cambonas era posto fora e as vasilhas bem lavadas na sanga.

  • Sobre

  • Nossa cidade diz tudo, venha a São Nicolau “Primeira Querência do Rio Grande Sul” e se sinta a vontade, conheça nossas ruinas, histórias, nosso café de Cambona, nosso povo e fique a vontade por que nunca mais vai esquecer desta terra.
    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura.

    Conheça São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul e como se faz o verdadeiro café de Cambona clique aqui.
    Conheça o Bar do Ramão, em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul, uma bodega gaúcha, clique aqui.
    Conheça o Sobrado dos Silva, em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul,um marco de arquitetura de São Nicolau. Clique aqui.
     

     

Informações

Café de Cambona ou Café de Tropeiro
São Nicolau, RS