Detalhes do Site

Noel Guarany Biografia



    "Senhores peço licença, licença pede atenção, que junto com meu violão, num estilo missioneiro, num lamento bem campeiro, de gaudério e pajador, pois se gaúcho senhor, que em toda a pampa existe, é um homem que canta triste, por isso nasci cantor". 
    Noel Guarany
    Era descendente de italianos e índios guaranis, e nasceu em 26 de dezembro de 1941, em São Luiz Gonzaga, morreu no dia 6 de outubro de 1998, na Casa de Saúde de Santa Maria, tendo sido enterrado em Bossoroca, terra que declarou amor, sua inspiração e paixão, Rio Grande do Sul.
    Na adolescência, aprendeu, de maneira autodidata, o idioma guarani, bem como a compor, tocar e cantar.
    Na década de 1960 percorreu diversos países latino-americanos, onde colheu diversos ensinamentos que utilizou como subsídio para criação de suas músicas durante toda a sua futura carreira.
    No final da década, apresentou alguns programas radiofônicos nas rádios de Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, bem como nas rádios Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre, RS.
    Em 1970, lançou, em conjunto com Cenair Maicá, com o qual vinha se apresentando pelo Rio Grande do Sul e em festivais na Argentina, um compacto simples, com as músicas Filosofia de Gaudério e Romance do Pala Velho.
    No ano seguinte, grava o seu primeiro LP, Legendas Missioneiras, pela gravadora RGE, que traz, entre outras, parcerias com Jayme Caetano Braun, Glênio Fagundes e Aureliano de Figueiredo Pinto. Neste disco, além das músicas constantes do compacto anterior, estão presentes outras pérolas de seu repertório, como Fandango na Fronteira, Gaudério e Eu e o Rio.
    Em 1973 sai Destino Missioneiro, pela gravadora Phonogram/Sinter, no qual repete algumas das parcerias do disco anterior, bem como traz composições próprias e de Barbosa Lessa e uma parceria com Aparício Silva Rillo. Neste disco, estão presentes grandes músicas como Destino Missioneiro e Destino de Peão. Nesta época, ainda em tempos da ditadura militar, passa a ser perseguido em alguns shows devido a suas convicções democráticas e libertárias, conforme registra ao vivo nesse álbum.
    Seu terceiro LP é Sem Fronteiras, lançado em 1975 pela EMI/Odeon, que está repleto de músicas que acabaram se tornando clássicos do cancioneiro gaúcho, como Romance do Pala Velho, Potro Sem Dono (de Paulo Portela Fagundes), Filosofia de Gaudério, Balseiros do Rio Uruguai (de Barbosa Lessa), Décima do Potro Baio e Chamarrita sem Fronteira (as duas últimas, temas missioneiros recolhidos e adaptados por Noel Guarany), entre outras.
    No ano de 1976, Noel Guarany grava em parceria com Jayme Caetano Braun, de maneira independente, o LP Payador, Pampa, Guitarra. Gravado parte na Argentina e parte em São Paulo, o disco conta com a participação de grandes músicos argentinos.
    Em 1977 a RGE relança o disco Legendas Missioneiras, de 1971, com o título de Canto da Fronteira.
    Em 1978 sai o LP Noel Guarany Canta Aureliano de Figueiredo Pinto, pela RGE, que resgata a obra e a memória de um dos grandes poetas do regionalismo gaúcho.
    No ano seguinte, sai o disco De Pulperias, ainda pela gravadora RGE. Constam deste disco as músicas En el rancho y la cambicha, Rio de Los Pajaros e Milonga del peón de campo, de Mario Millan Medina, Anibal Sampayo e Atahualpa Yupanqui, respectivamente.
    Em 1980 sai Alma, Garra e Melodia, em que se destacam as músicas Maneco Queixo de Ferro e Índia cruda. Neste mesmo ano ocorre o show no Cinema Glória, na cidade de Santa Maria, que mais tarde, em 2003, viria a se tornar o disco Destino Missioneiro - Show Inédito.
    No ano de 1982, é lançado o LP Para o Que Olha Sem Ver, pela RGE, título que remete à música Para el que mira sin ver de autoria do cantor e poeta argentino Atahualpa Yupanqui (presente também na composição Los ejes de mi carreta). Além das citadas, estão presentes as músicas Boi Preto, Na Baixada do Manduca e Adeus Morena, músicas de inspiração folclórica. De se destacar, também, quatro composições de João Sampaio.
    Neste ponto, Noel Guarany, já com os primeiros sintomas da doença, começou a afastar-se dos palcos, e acabou redigindo uma carta aberta à imprensa, na qual reclama do tratamento recebido pela gravadora.
    Em 1985 retira-se definitivamente dos palcos, em cumprimento ao prometido na carta de 1983.
    No ano de 1988, em conjunto com Jorge Guedes e João Máximo, lança o disco A Volta do Missioneiro.
    Nos próximos 10 anos, o grande gaúcho, cada vez mais debilitado por uma doença degenerativa no cérebro, permaneceu recolhido em seu sítio na localidade de Vila Santos, no município de Santa Maria.
    Morreu no dia 6 de outubro de 1998, na Casa de Saúde de Santa Maria, tendo sido enterrado em Bossoroca, sua terra natal. 
    Noel Borges do Canto Fabrício da Silva ou simplesmente Noel Guarany, renomado músico, poeta, compositor, pajador e intérprete, um dos quatro troncos missioneiros, foi um representante fiel e autêntico da nossa arte, soube valorizar os nossos usos e costumes, a nossa identidade, cantou, levou longe e engrandeceu a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura e, por conta disto, tornou-se um destacado marco da música missioneira.
    Discografia:
    Compactos
    •    1970 - Filosofia de Gaudério (com Cenair Maicá)
    Álbuns
    •    1971 - Legendas Missioneiras
    •    1973 - Destino Missioneiro
    •    1975 - Sem Fronteiras
    •    1976 - Payador, Pampa, Guitarra (com Jayme Caetano Braun)
    •    1977 - Canto da Fronteira
    •    1978 - Canta Aureliano de Figueiredo Pinto
    •    1979 - De Pulperias
    •    1980 - Alma, Garra e Melodia
    •    1982 - Para o Que Olha Sem Ver
    •    1988 - A Volta do Missioneiro (com Jorge Guedes e João Máximo)
    •    2003 - Destino Missioneiro - Show Inédito.
    Sobre a Construção do Monumento a Noel Guarany. 
    Site: Os Quatro Troncos Missioneiros 

    Vídeo: Charles Arce canta "Total" de Noel Guarany
    Toda trajetória de criação, pesquisa e construção do Monumento a Noél Guarany, documentos, projeto e trabalho para efetivar essa obra que é uma das maiores atrações turísticas da Região das Missões.

  • Sobre

  • Informações e Localização da Praça e Monumento a Noel Guarany.
    Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany. 

    Construção da Praça e  Monumento Noel Guarany
    Projeto Monumento Noel Guarany. 
    Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
    Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany. 
    Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
    Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
    Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica. 
    Maiores detalhes da rica história e os patrimonios de Bossoroca, seus filhos, suas riquezas culturais e peculiaridades entre no Blog Bossoroca RS uma das mais completas paginas sobre as riquezas de um município missioneiro. 
    75 Anos/Nascimento Noel Guarany. 2016

Informações

Noel Guarany Biografia
Bossoroca, RS
Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3313-1714

Formulário para contato