Detalhes do Site

Fonte de São Pedro



    A Fonte de São Pedro possui um valor histórico e patrimonial inestimáveis, foi a primeira cacimba comunitária e suas aguas inesgotável serviram como abastecimento para a redução de São Francisco de Borja e após o período dos Sete Povos foi paradouro, abastecimento e descanso para tropeiros e animais que passaram por esta região durante toda a nossa história até os dias de hoje.
    Não se tem ao certo o momento que começou, mas se sabe em que período começou, mas era costume, em suas águas banhavam as imagens sacras para sairem em procissão por São Borja.

  • Sobre

  •           Protetor das viúvas e dos pescadores e é representado carregando as chaves do céu. Pedro negou a cristo por 3 vezes e foi a pedra de alicerce do cristianismo. A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho. (aniversário de Pedro Ortaça)
              São Pedro, o "príncipe dos Apóstolos", foi o primeiro bispo de Roma, sendo por isso considerado o primeiro papa. Por este motivo se diz que todo o papa tem a orientação e proteção de São Pedro o fundador e São Paulo o maior divulgador do cristianismo.
              O seu nome verdadeiro e original era Simão, que aparece às vezes como Simeão. (Atos 15,14; 2 Pedro 1,1). Ele era o filho de Jonas (Johannes) e nasceu em Betsaida (João 1,42, 44), uma cidade ao lado do Lago de Genesaré, posição de que não pode ser estabelecida com certeza, mas que normalmente se diz que fica no extremo norte do lago.
    O Apóstolo André era seu irmão, e o apóstolo Filipe veio da mesma cidade. Simão Pedro se estabeleceu em Cafarnaum, onde vivia com sua sogra (Mateus 8,14, Lucas 4,38).
    Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa. Depois da pregação, Jesus disse a ele para sair novamente com o barco. Mesmo descrente, Pedro concordou e quando retornou as redes estavam cheias. Jesus então disse a ele que se tornaria "pescador de homens". Chamou-o de Pedro: "E eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt, 16,18).
    Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou muitos dos milagres de Jesus. Durante o processo que culminaria na crucificação de Jesus, Pedro chegou a negar conhecê-lo, o que é tido como um ato de fraqueza, mas foi a ele que Jesus primeiro apareceu depois de ressuscitado.
    Após a Ressureição e Ascensão de Cristo, escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez o seu primeiro sermão no Dia de Pentecostes e iniciou sua peregrinação a Antioquia e Síria. Em Jerusalém encontrou-se com Paulo de Tarso e foi preso por ordem do rei Herodes Agripa I. Enviado a Roma, onde fundou uma comunidade cristã, da qual foi bispo. Por ser o primeiro bispo de Roma é considerado o primeiro papa.
    Foi condenado à morte pelo imperador Nero, assim como Paulo, mas, não tendo a cidadania romana como este, foi crucificado. Segundo a tradição, de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo. Provavelmente isso ocorreu entre 64 e 67 d.C. Seu túmulo se encontra na catedral de São Pedro, no Vaticano.

Informações

Fonte de São Pedro
São Borja, RS
Rua Félix da Cunha nº 955.
Telefone: (55) 3431-4407

Formulário para contato