Detalhes do Site

Túmulo Barão de São Lucas



    Pedro Antônio Pereira de Escobar, primeiro e único barão de São Lucas (São Borja, 1802 — São Borja, 26 de dezembro de1893) foi um militar e fazendeiro brasileiro. Filho de Antônio Pereira de Escobar e de Leucádia Antunes. Foi casado com Maria Tomásia de Almeida Toledo da Paixão (fal. 1842), com quem teve 10 filhos, e depois com Maria Felicia Vieira de Oliveira com quem teve 3 filhos. Foi agraciado barão em 24 de agosto de 1889. Foi um grande fazendeiro de São Borja, proprietário das fazendas "São Domingos", "Santa Cecília", "São Lucas" e "Santa Luzia".Fez diversas doações em prol de asilos e hospitais, para os pobres. Teve sua fazenda invadida e destruída durante a Guerra do Paraguai. Foi coronel da Guarda Nacional.. Fonte Wikepédia.
    Pai do Barão de São Lucas = ANTÔNIO PEREIRA DE ESCOVAR, n. Vacaria/RS. Casou em 1796 com Leocádia Antônia Pereira Pinto/Antunes Pinto, n. 1.3.1776, bat. 25.3, Santana do Morro Grande, Viamão/RS e fal. 7.1.1822 em Alegrete/RS, de febre, aos 38 anos de idade, filha do tenente Antônio Antunes Pinto (bat. 12.6.1738, Rio Grande/RS) e Ana Francisca de Souza (bat. 27.9.1750, Rio Grande/RS). Fonte: Antigualhas, Histórias e Genealogia .
    Indicação de fontes e coordenação Luis Carlos Mello Luchese. 

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Túmulo Barão de São Lucas
São Borja, RS
Localiza-se na Rua Engenheiro Manoel - Luis Fagundes, nº 3065
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato