Detalhes do Site

Arroio ou Riacho Itaquarinchim



    Nasce no distrito de Comandaí, limite entre as cidades de Santo Ângelo e Giruá, noroeste do RG. É em Comandaí que tem início o curso de água que nasce em vários pontos e posteriormente se unem formando o leito do Itaquarinchim. Logo o arroio vai crescendo e cortando a cidade, e é nesse momento que suas águas vão perdendo a transparência.
    Cruza por dentro da zona urbana de Santo Ângelo e veem a desaguar no Rio Ijuí limite da cidade de Entre-Ijuís. 
    Por uma pesquisa, no dicionário de Tupí-Guarani chegamos à conclusão que Itaquarinchim é "rio que chora triste sobre pedras" o que confere com o cenário.
    Sabe-se que as águas no arroio são impróprias para o banho e também para o seu consumo. 
    Ao mesmo tempo em que divide a cidade, o Itaquarinchim que abriga em suas margens indústrias, bairros e consequentemente esgoto e lixo, é ironicamente a fonte para a captação da água pela Corsan que faz o seu tratamento para abastecer parte de Santo Ângelo.
    Fonte Roger Jaekel.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Arroio ou Riacho Itaquarinchim
Santo Ângelo, RS

Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato