VIDEOS

Pássaro Cardeal do Sul. Canto Clássico do Guerreiro dos Pampas

O Pássaro Cardeal,“O Guerreiro dos Pampas”.
Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho.
Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos de animais, enfeitando-o com musgos. O ninho adquire a forma de tigela ampla, geralmente localizado em árvores altas.
O casal divide as tarefas de construção do ninho. Contudo, o macho tem a incumbência de escolher o local.
Assim como na natureza, pássaros Cardeais de cativeiro podem manter essa personalidade altamente belicosa, não apenas com outras aves, mas até com seus donos. Se escolher o Cardeal, lembre-se que ele vive em pares, e para ter um animal feliz e que canta bastante, é bom que ele tenha uma companhia.
Como são aves de grande longevidade, a relação entre dono e pássaro vai sendo construída ao longo dos anos e, mesmo não sendo muito dado logo no começo, esse comportamento pode se transformar por meio de muito amor e dedicação do dono.
O canto, uma das peculiaridades mais admiradas e conhecidas das aves, é também razão pela quais muitas acabam sendo vítimas de engaiolas. Do ponto de vista racional (ou humano), parece absurdo algo do tipo, mas acontece... e muito!
Dentre as aves canoras, o cardeal, é um das mais procuradas por "passarinheiros". Realmente, esta ave impressiona pela beleza, tanto de suas plumagens como de seu canto, e facilmente um observador emociona-se ao contemplar uma destas na natureza.
Mas, por incrível que pareça, o sentimento de admiração muitas vezes pode transformar-se no de ambição e, de mero admirador, uma pessoa ligeiramente vira um aprisionador de aves! Muitas vezes (o que é pior!), o fazem por dinheiro apenas, ou então por alguma outra razão insignificante. 
E, vale lembrar, criar aves ilegais é crime!
Como observadores e amantes da natureza, nosso dever é o de sensibilizar as pessoas, a fim de que se conscientizem dos dois dons mais preciosos das aves: o de voar e o de cantar em liberdade. Aliás, dons estes, que inspiram e alegram, com arte e melodia, a vida de muitas crianças, jovens e adultos no mundo todo convertendo-nos a uma vida mais simples, justa e humana

 

Outros videos

AMM - Congresso dos Municípios em Bento Gonç...

AMM - Congresso dos Municípios em Bento Gonç...

Ver detalhes »

AMM Reunião Bossoroca RS

AMM Reunião Bossoroca RS

Ver detalhes »

Reunião Detur AMM em Entre Ijuis 19/06/2019 ...

Reunião Detur AMM em Entre Ijuis 19/06/2019 ...

Ver detalhes »