VIDEOS

Cordeiro Guacho Jayme Caetano Braun

Aquele cordeiro guacho, deitado ali no baldrame, salvei da corvada infame numa tarde de garoa. Andava berrando - à toa, com poucos dias de idade, pois ficara na orfandade, e ali - com toda a certeza, ia ser a sobremesa de algum corvo sem piedade.
Logo que me viu - coitado, correu direito ao cavalo. Sou índio que não me abalo, mas me achiquei nesse dia, pois o pobre parecia, solito ali no varzedo, uma criança com medo, quando se perde dos pais. Nem bem o peguei - no mais, ficou chupando meu dedo.
Encarangado de frio, levei-o adiante, pra o rancho, seguido por um carrancho que esvoaçava, em mau agouro, depois - o bico de couro, a garrafa - o leite quente, que ele chupou, como gente, entre resmungos de choro.
Desde então - esse guachinho, é mais um filho que tenho. E de manhã - quando venho chimarrear junto ao fogão, corre a me lamber a mão, se esfregando carinhoso, assim - como piá mimoso, quando nos pede bênção.
Faz artes e estrepolias, qual o guri que não faz? Pula, pra diante e pra trás, quando seca a mamadeira, entra dentro da peneira onde debulho a ração, sobe em cima do tição e até me vira a chaleira.
E há os que não gostam de guachos, porque incomodam demais, talvez, porque, tendo pais, nunca lhes deram valor, ou desconheçam a dor dos que ficaram sozinhos e andam campeando carinhos nas mendicâncias do amor.
Eu não fui criado guacho, graças ao Deus Soberano. Mamei até o sobre-ano sem misérias nem surpresas porém conheço as tristezas dos guachos - sem lar nem teto e sei que a fome de afeto é a mais cruel das pobrezas.
E é por ter pena dos outros que andam solitos na terra que quando esse guacho berra meu peito chucro se amansa.  Pois eu sinto, na confiança que inspiro ao pobre borrego, o mesmo anseio de achego que tive, quando criança! 

 

Site: Jayme Caetano Braun 
Site: Os Quatro Troncos Missioneiros
Site: Por que o Gaúcho fala Peleia? 
Vídeo: Monumento Jayme Caetano Braun
Vídeo: Homenagem a Jayme Caetano Braun
Vídeo: Payada de Jayme Caetano Braun
Site: Monumento Jayme Caetano Braun 
Site: Rincão da Timbaúva Casa de Pedra 
Vídeo: Payada Negrinho do Pastoreiro declamada de Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Cenair Maicá O Cantor das Águas por Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Payada de Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Payada de Páscoa Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Sangue Farrapo - Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Amargo de Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Sangue Alemão - Jayme Caetano Braun Pajada 
Vídeo: Pajada Brasil Grande Doente Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Alambrado por Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Dom Jayme Caetano Braun Ano Novo Feliz 2017 
Vídeo: Cordeiro Guacho Jayme Caetano Braun 
Vídeo: Pajada das Missões Jayme Caetano Braun
Notícia: Esta Foto é uma Raridade, um Patrimônio de Todos os Gaúchos
Notícia: Jayme Caetano Braun Mobiliza Tradicionalistas e Autoridades

Outros videos

Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú

Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú

          COMENDA SEPÉ TIARAJU:           Em 07 de fevereiro de 2018, completam 262 anos da morte do herói missioneiro Sepé Tiaraju, morto em batalha durante a Guerra Guaranítica. Sepé Tiaraju foi um símbolo guarany mi...

Ver detalhes »

De Rapina por Wilson Paim de Otávio Reichert

De Rapina por Wilson Paim de Otávio Reichert

      DE RAPINA       Voando livre campereia o gavião. Vasculha a pampa por ser ave de rapina. Esconde as armas camufladas sob as penas, mas sem ter pena agarra a presa na campina Outros gaviões parcereiam a vida ur...

Ver detalhes »

9º Canto Missioneiro da Música Nativa 2016

9º Canto Missioneiro da Música Nativa 2016

Festival ocorreu de 8 a 10 de setembro, no Teatro Antônio Sepp e no Centro Histórico um dos principais festivais de musica nativistas do Rio Grande do Sul.  O vídeo ou cópia virtual do  9º Canto Missioneiro da Música Na...

Ver detalhes »