VIDEOS

5ª Tertúlia Musical Nativista Festival, 1984, Santa Maria

   De 16 a 20 de maio durante a 5ª Tertúlia Musical Nativista, 1984, o Payador Jayme Caetano Braun foi o mestre de cerimônias, fazendo uma payada com o título de cada letra musical. Um momento raríssimo do nosso inimitável missioneiro improvisador. José Dirceu Dutra como um dos organizadores da Tertúlia, presente ao evento,  gravou este evento, disponibilizando um material singular. Verdadeiro tesouro da cultura de todos os gaúchos. 
     Ouça e sinta a riqueza deste material, entenda o grande valor, o verdadeiro conteúdo vivido em uma época onde ganhava corpo uma cultura que iria disseminar-se por esse Rio Grande do Sul.  
     Santa Maria é nessa cidade que surge no ano de 1980 a Tertúlia Musical Nativista, festival que
ganha importância e relevância devido ao grande número de músicos, compositores, poetas e intérpretes, sobretudo os mais jovens, que habitam a cidade. Dentro da Estância do Minuano, formava-se uma verdadeira cidade de lonas. Com acampamentos nos suas 32 hectares.
     O próprio nome do festival, Tertúlia, sugere uma reunião espontânea de músicos, poetas e cantores para cantar e confraternizar em reverência e amor a terra e as coisas da cultura de todos os gaúchos.
     Uma iniciativa da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, a Tertúlia significa para alguns o ponto de partida para a chamada maioridade dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Grandes clássicos surgem no palco desse festival e se imortalizaram na memória musical dos gaúchos.
     Uma marca que identifica a Tertúlia, sobretudo nas primeiras edições é o surgimento de obras que expressam de maneira contundente e explícita a temática social da época, fase final da ditadura cívico-militar, que durou de 1964 a 1985.
     Também coincide com o período da abertura política e com o surgimento de novos talentos na música gaúcha, e a proliferação dos festivais por muitas cidades em todas as regiões do estado.
     Um festival múltiplo, diversificado, fiel ao retrato da cidade que o abriga, a Tertúlia canta a vida no campo e na cidade, o êxodo rural desenfreado da época e a necessidade da reforma agrária.
     Em muitas poesias da Tertúlia se vêm desmitificados a ideia da chamada “democracia da estância”, segundo a qual as diferenças entre patrão e peão se dissolvem numa roda de mate.
     Mas, além de cantar a diversidade do povo gaúcho, a Tertúlia abre espaço para que se cantem lugares que identificam a terra e o pampa gaúcho.
     No cenário da Tertúlia Nativista, em 1985 na quinta edição do evento surge uma canção que fala de um gaúcho que nega os limites das linhas divisórias da fronteira, o homem que sonha transitar livre pelo território pampeano, independente da bandeira que veja hasteada.

Participação de Jayme Caetano Braun na 5ª Tertúlia Musical Nativista, gravado em fita k-7 em 1984 por José Dirceu Dutra em Santo Maria/RS. Site: Jayme Caetano Braun
Site: Monumento Jayme Caetano Braun
Site: Rincão da Timbaúva Casa de Pedra
Site: Os Quatro Troncos Missioneiros
Site: Por que o Gaúcho fala Peleia? 
Site: O Negrinho do Pastoreio 
Vídeo:  *Pra Ti Guria 
Vídeo:  *O Gaucho  
Vídeo:  *Payada História do Rio Grande de Jayme Caetano Braun

Vídeo:  *Pajada Sem Diploma
Vídeo:  *Os Quatro Troncos Missioneiros 
Vídeo:  *Cenair Maicá O Cantor das Águas por Jayme Caetano Braun.
Vídeo:  *Homens Sem Preço de Venda  
Vídeo:  *Pajada Brasil Grande Doente  

Vídeo:  *Amargo de Jayme Caetano Braun
Vídeo:  *Chimarrão Do Estrivo - Para a Bomba de Gomercindo
Vídeo:  *Cordeiro Guacho Jayme Caetano Braun
Vídeo:  *Sangue Alemão
Vídeo:  *Sangue Farrapo - Jayme Caetano Braun
Vídeo:  *China de Jayme Caetano Braun
Vídeo:  *Alambrado por Jayme Caetano Braun 
Vídeo:  *Pajada das Missões Jayme Caetano Braun

Vídeo:  *Payada de Páscoa  
Vídeo:  *7 de Setembro  
Vídeo:  *20 de Setembro 

Vídeo:  *Pajada de Natal por Jayme Caetano Braun
Vídeo:  *Feliz Ano Novo que Se Aproxima
Vídeo:  *5ª Tertúlia Musical Nativista Festival, 1984, Santa Maria 
Vídeo: Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho;  
Vídeo: Payada Negrinho do Pastoreiro Jayme Caetano Braun
Vídeo: Poesia Sinuelo, Marca e Legenda para Jayme Caetano Braun (Homenagem) 
Vídeo: Monumento Jayme Caetano Braun

Notícia: Esta Foto é uma Raridade, um Patrimônio de Todos os Gaúchos
Notícia: Jayme Caetano Braun Mobiliza Tradicionalistas e Autoridades

Outros videos

Catedral de Santo Ângelo

Catedral de Santo Ângelo

?Site: Centro Histórico Santo Ângelo  Site: Museu José Olavo Machado  Site: Museu Coluna Prestes  Site: Museu Verzeri Site: Museu Cultural Marechal Rondon  Site: Museu a Céu Aberto  Site: Museu da Polícia Federal  ...

Ver detalhes »

Monumento Colono Salvador das Missões/RS.

Monumento Colono Salvador das Missões/RS.

Esta engrenagem gigante era de tração animar usada em sua maioria como esmagador de cana de açúcar e milho, mas seu uso era empregado para moer e espremer todos os vegetais. Geralmente uma ou duas cangas de bois que fica...

Ver detalhes »

Pedro Ortaça, A Volta do Sorro Manso

Pedro Ortaça, A Volta do Sorro Manso

_Arreganho a oito baixo que nem risada de china faço roncar os bordões enquanto a prima se empina voltando a historia do sorro que hoje no mais se termina. _É que o sorro desta historia não pegou ensinamento curado da m...

Ver detalhes »