VIDEOS

Vida de Sepé Tiarajú

Sepé Tiaraju foi um chefe indígena dos Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai (território hoje integrado ao estado do Rio Grande do Sul) que virou herói para seu povo. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, pelo qual Portugal cederia a Colônia do Sacramento (fundada pelos portugueses onde hoje é o Uruguai) à Espanha em troca da região dos Sete Povos. Para concretizar o acordo, os povos guaranis deveriam abandonar as sete aldeias da margem oriental do rio Uruguai.

Induzidos pelos jesuítas, os índios não aceitaram o tratado, e pegaram em armas para defender suas terras. Teve início, assim, a Guerra Guaranítica, que opôs os nativos a tropas espanholas e portuguesas.

O chefe indígena Sepé Tiaraju, líder das forças missioneiras, tinha sido alferes do exército espanhol. Estava habituado ao convívio com os europeus. Seu nome cristão era José. Ele sabia ler e escrever, possuía treinamento militar e exercia grande influência sobre os comandados.
Os guaranis foram conseguindo muitas vitórias, mas no final de 1755 a maré da guerra começou a mudar. A 7 de fevereiro de 1756, após uma série de derrotas, cerca de 1.500 guaranis foram dizimados na batalha de Caiboaté (nas proximidades da cidade gaúcha de São Gabriel).  A partir desse momento, história e lenda se confundem. O capitão indígena se tornou herói popular. Sua obstinada resistência foi sintetizada numa frase que, provavelmente, ele nunca pronunciou: “Esta terra tem dono”.

Câmara dos Deputados lança a revista em quadrinhos “Sepé Tiaraju – o índio, o homem, o herói”. A publicação é uma iniciativa do deputado Marco Maia, autor da lei que transformou em herói nacional Sepé Tiaraju, líder indígena do século XVIII que lutou contra as tropas portuguesas e espanholas na região de Sete Povos das Missões, onde fica atualmente o Rio Grande do Sul.
Revista em PDF da História de Sepé Tiarajú. 
Notícia Completa sobre a revista 
7 de Fevereiro de 1756 morre Sepé Tiaraju
 

Outros videos

Hino Rio Grande do Sul Coral Filarmônico de ...

Hino Rio Grande do Sul Coral Filarmônico de ...

Como a aurora precursora Do farol da divindade Foi o 20 de Setembro O precursor da liberdade Mostremos valor constância Nesta ímpia e injusta guerra Sirvam nossas façanhas De modelo a toda Terra De modelo a toda Terra ...

Ver detalhes »

Carnaval de Rua 2019 Santo Ângelo RS

Carnaval de Rua 2019 Santo Ângelo RS

Carnaval de Rua marca o aniversário de Santo Ângelo A festa de Momo uma iniciativa do setor privado com apoio do Governo Municipal leva bom público para a Avenida Venâncio Aires Santo Ângelo realizou na noite quinta-feir...

Ver detalhes »

Musicas Luiz Carlos Borges

Musicas Luiz Carlos Borges

Ver detalhes »