Notícias

19/03/2024 12:32


Desburocratização, educação e qualificação para compras públicas são destaques no relatório do Projeto Cidade Empreendedora

Relatório apresentado pelo SEBRAE-RS demonstra compromisso em criar ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial

O SEBRAE-RS apresentou na última sexta-feira o relatório final do Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo, revelando conquistas significativas para o município e suas entidades representativas. A apresentação foi realizada na sede da CDL.

O prefeito Jaques Gonçalves Barbosa destacou a relevância dos resultados alcançados e incentivou a continuidade dos esforços. "Agradecemos a todos os servidores municipais pelo empenho demonstrado neste projeto. Precisamos manter o ritmo e buscar sempre melhorar nossas ações. Se já conseguimos avançar, podemos ir ainda mais longe. Vamos continuar trabalhando para impulsionar nossa economia e melhorar a vida de nossa população", declarou.

O evento contou com a presença do Gestor de Políticas Públicas, Euclides Spies, que destacou os avanços nos indicadores de empreendedorismo local.

Também se fizeram presentes os presidentes da Acisa, Mauro Tschiedel, e da CDL, Alberto Stochero, e os secretários municipais de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, e João Baptista Santos da Silva, do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Santo Ângelo, o segundo município da região noroeste a aderir ao projeto em 2021, testemunhou o desenvolvimento dos eixos de Desburocratização, Compras Governamentais, Gestão Municipal e Educação Empreendedora. No eixo de Desburocratização, houve notáveis melhorias na Sala do Empreendedor mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Além disso, a Sala obteve reconhecimento com o Selo Diamante, atestando a excelência no atendimento ao longo dos últimos três anos.

Uma redução significativa no tempo de abertura de empresas também foi alcançada, passando de 118 horas em 2020 para apenas 11 horas, abaixo da média estadual de 13 horas.

Essas medidas resultaram em um saldo positivo de 2.943 novas empresas em Santo Ângelo ao longo de quatro anos, impulsionando a economia local.

No eixo de Compras Públicas, foram promovidos treinamentos para servidores municipais e fornecedores, visando a adaptação à nova legislação de licitações e aumentando a participação das micro e pequenas empresas em processos licitatórios. Isso se refletiu em um aumento de 94% no volume de compras de empresas locais, passando de 12,8 milhões em 2020 para 20,1 milhões em 2022.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Na área da Educação Empreendedora, todos os professores do ensino fundamental foram capacitados, assim como mais de 14.099 alunos da rede municipal, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais e o estímulo ao empreendedorismo desde cedo.

O gerente regional do SEBRAE-RS, Armando Pettinelli, enfatizou a importância dessas ações para o fortalecimento do ambiente empreendedor e a transformação positiva na vida dos cidadãos do município. "O Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo é um exemplo concreto de como parcerias entre o SEBRAE e os municípios podem gerar impactos positivos e duradouros na comunidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até o momento e continuaremos apoiando iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e a cultura empreendedora na região", destacou Pettinelli.

O relatório do Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo demonstra o compromisso do SEBRAE-RS e do município em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial, promovendo o crescimento sustentável e a inovação na região.

Fotos: Fernando Gomes

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...