Notícias

05/05/2018 19:44


Lenda M'Bororé

Os jesuítas, em sua obra de catequese, no século 17, fundaram Missões ou Reduções no Sul da América Latina, onde hoje é o Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. 
E assim, quando os bandeirantes portugueses e espanhóis chegaram àquelas paragens, já se desenvolvia um sistema sócio, politico e comercial ligado a Europa com um vinculo religioso e em um grande desenvolvimento financeiro e social.
Nesse período os guaranis construíram colégios e igrejas, verdadeiros monumentos que ainda hoje dão testemunho da sua atividade.
Principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, pela proximidade com a Argentina os povos jesuítas construíram Catedrais e fortificações de pedra Itacuru em um sistema quase de quarteis para proteger os índios dos ataques dos bandeirantes e melhor administrar o sistema das novas cidades, educar, armazenar e evangelizar, introduzindo novas culturas como plantio, criação de gado, entrepostos de erva-mate iam se formando, pampa adentram. Gado, mate e produtos agrícolas foram os esteios, nessa época, do poderio econômico missioneiro.
O sucesso desta sociedade que apontava cada vez mais forte para a Bacia do Prata começa a ter e dar um perfil autônomo e une Espanha e Portugal com o objetivo de expulsar e escravizar padres e índios com a força das espadas e tratados.
Os padres não quiseram abandonar suas cidades, para os índios a mãe é a natureza e a terra dada por Deus, por isso não quiseram abandonar seus campos;
E assim se originou uma das mais desiguais guerras daquele século: Espanha e Portugal contra os guaranis dos Sete Povos!
Diante do avanço dos dois exércitos europeus, os lanceiros guaranis foram morrendo. E dentro em pouco os exércitos invasores batiam às portas das Reduções.
Os padres, na hora aflita da invasão, na fuga precipitada, não podendo levar consigo as riquezas, esconderam suas economias e tesouros em vários lugares, em lagoas, rios, enterrando em cavernas e terrenos mapeados.
Mas teve um caso que se diferenciou.  
Em uma pequena capela construída em um local onde deveria se inicial uma nova redução, suas janelas e portas foram fechadas colocando no seu interior as economias, artes sacras e instrumentos musicais para serem recolhidas posteriormente. 
M'Bororé é o vigia da casa.
Esses tesouros não ficaram de todo abandonados à cobiça dos homens. Índios devotados aos padres ficaram de guarda. Esse índio era amigo dos santos padres, um verdadeiro guerreiro que devia fazer de tudo para desviar a atenção dos bandeirantes deste local. Tendo disciplina em tudo para auxiliar  na missão da natureza esconder a casa de pedra nas terras que o Aquífero Guarani alimenta. Dentro do mato, nesta casa de pedra, sem porta e sem janela em nenhum lado. Dentro, as salas estão lacradas cheias de barras de ouro e prata, tão pesadas que são preciso dois homens para remover cada uma delas, instrumentos de corda esculpidos e imagens de santos de todos os tamanhos e várias cruzes, castiçais, cajados, taças e sinos forjados em metais nobres.
Mais que anos, se passaram séculos e os índios fiéis à sua missão, envelheceram, morreram e depois de mortos, continuaram a defender os tesouros.
Este índio, jovem... Envelheceu, e quando morreu devotado a natureza se imortalizou em sua missão. Seu espirito interveem contra todos os que agridem o meio ambiente desviando os que se aproximam da descoberta desta casa onde estão os tesouros guaranis.
Continua a guardar até hoje, fiel, rondando a casa sem aberturas, desviando a todos do caminho de acha-la. 
Site: São Pedro Patrono do Rio Grande do Sul
Site: # Mistério do Chimarrão
Site: Ritual da Lua Cheia
Site: A Lenda do Umbu
Site: Figueira - Patrimônio histórico de Santo Antônio das Missões
Site: O Sino De Sete, Se Toca Por Um, Morrem Três
Site: Lenda Peixe Dourado
Site: Lenda do Monge e o Cerro Pelado
Site: Cruz de Pau Ferro do Cerro Pelado
Site: Lenda da M’boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel
Site: Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios
Site: Gralha o Guardião dos Mistérios
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine
Site: Maria do Carmo, Santa Missioneira e Profana, da Terra dos Presidentes
Site: Chapéu de Santo Antônio
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum
Site: Lenda Noiva de Sete de Setembro
Site: Segredo entre Mãe e Filho
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: O Negrinho do Pastoreio
Site: Lenda M'Bororé
Site: Santo dos Tropeiros
Site: Lenda e Pajada do João de Barro

Site: Lenda Orquídea Lenda
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Site: Lenda Alecrim
Site: Lenda da Cruz de Caravaca

Site: Lenda da Bossoroca 
Batalha de Caiboaté 
A grande vitória dos Missioneiros Batalha de M’Bororé 
Expedições a área da Batalha de M'Bororé 
Lenda M'Bororé 
História da Musica e Lenda do Bororé

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...