Notícias

23/08/2020 09:36


Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma

          Erva Mate (Ilex paraguariensis), originário da região subtropical da América do Sul. Os indígenas da nação Guarani tinham o hábito de beber infusões com suas folhas, hoje em dia este é hábito de toda a grande região gaúcha e se propaga por todo o mundo como costume saudável e maravilhoso ingrediente em qualquer conversa ou relacionamento presencial.
          A erva comercial é preparada de modo a se evitar a fermentação das folhas mediante flambagem das mesmas logo após o colhimento. Um ritual antigo e comum ainda nos dias de hoje é o Carijo, ritual indígena da produção de Erva Mate.
          Estudos tem demonstrado que quando servimos o mate com térmicas de pressão, a força da agua ao revirar a erva provoca mais espumas e é nestas espumas ou no mate a ser sorvido aumento a quantidade destas enzimas beneficiando ainda mais o organismo com nossa seiva. 
          Os três alcalóides principais são a cafeína, a teofilina e a teobromina que se encontram, respectivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc.
          Estudos indicam como constituintes da erva mate os seguintes compostos: água, celulose, gomas, dextrina, mucilagem, glicose, pentose, substâncias graxas, resina aromática, legumina, albumina, cafeína, teofilina, cafearina, cafamarina, ácido matetânico, ácido fólico, ácido caféico, ácido virídico, clorofila, colesterina e óleo essencial.
          Nas cinzas encontram-se grandes quantidades de potássio, lítio, ácidos fólico, sulfúrico, carbônico, clorídrico e cítrico, além de magnésio, manganês, ferro, alumínio e traços de arsênico. 
          O Chimarrão é rico em cafeína, teofilina e teobromina são três alcaloides (substâncias encontradas em certas plantas e com uma forte ação no metabolismo e fisiologia do organismo), estreitamente relacionados, encontrados na erva mate e são os compostos mais interessantes sob o ponto de vista terapêutico. 
          Com um correto processamento da erva, obtem-se um produto de propriedades nutritivas e terapêuticas superiores, considerando-se as enzimas nele contidas, porém, as propriedades gustativas do mate são alteradas. 
Site: Roteiro do Chimarrão
O primeiro mate é do dono, por quê? 
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
Mistério do Chimarrão. 

O Maior Tesouro dos Gaúchos, Liga Corpo e Alma.
Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura. 
O Chimarrão é Indicado para que?
Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho! 
O Chimarrão no Brasil é diferente dos hermanos!
Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
10 Mandamentos do Chimarrão
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...