Notícias

23/08/2020 09:36


Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma

          Erva Mate (Ilex paraguariensis), originário da região subtropical da América do Sul. Os indígenas da nação Guarani tinham o hábito de beber infusões com suas folhas, hoje em dia este é hábito de toda a grande região gaúcha e se propaga por todo o mundo como costume saudável e maravilhoso ingrediente em qualquer conversa ou relacionamento presencial.
          A erva comercial é preparada de modo a se evitar a fermentação das folhas mediante flambagem das mesmas logo após o colhimento. Um ritual antigo e comum ainda nos dias de hoje é o Carijo, ritual indígena da produção de Erva Mate.
          Estudos tem demonstrado que quando servimos o mate com térmicas de pressão, a força da agua ao revirar a erva provoca mais espumas e é nestas espumas ou no mate a ser sorvido aumento a quantidade destas enzimas beneficiando ainda mais o organismo com nossa seiva. 
          Os três alcalóides principais são a cafeína, a teofilina e a teobromina que se encontram, respectivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc.
          Estudos indicam como constituintes da erva mate os seguintes compostos: água, celulose, gomas, dextrina, mucilagem, glicose, pentose, substâncias graxas, resina aromática, legumina, albumina, cafeína, teofilina, cafearina, cafamarina, ácido matetânico, ácido fólico, ácido caféico, ácido virídico, clorofila, colesterina e óleo essencial.
          Nas cinzas encontram-se grandes quantidades de potássio, lítio, ácidos fólico, sulfúrico, carbônico, clorídrico e cítrico, além de magnésio, manganês, ferro, alumínio e traços de arsênico. 
          O Chimarrão é rico em cafeína, teofilina e teobromina são três alcaloides (substâncias encontradas em certas plantas e com uma forte ação no metabolismo e fisiologia do organismo), estreitamente relacionados, encontrados na erva mate e são os compostos mais interessantes sob o ponto de vista terapêutico. 
          Com um correto processamento da erva, obtem-se um produto de propriedades nutritivas e terapêuticas superiores, considerando-se as enzimas nele contidas, porém, as propriedades gustativas do mate são alteradas. 
Site: Roteiro do Chimarrão
O primeiro mate é do dono, por quê? 
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
Mistério do Chimarrão. 

O Maior Tesouro dos Gaúchos, Liga Corpo e Alma.
Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura. 
O Chimarrão é Indicado para que?
Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho! 
O Chimarrão no Brasil é diferente dos hermanos!
Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
10 Mandamentos do Chimarrão
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...