Notícias

08/12/2020 09:00


Arvore Lunar em Santa Rosa

Uma experiência espacial semear mudas de Sequoia ou Carvalho no espaço e acompanhar seu desenvolvimento pelo mundo, um destes tesouros está plantado em Santa Rosa.
Uma recordação da missão Apollo 14 - o terceiro pouso de uma nave espacial na Lua. A planta lunar é uma das centenas que permaneceram em órbita espacial sob posse do astronauta Stuart Roosa, entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971, tempo que durou a expedição. 
Apolo XIV levou dos Estados Unidos, dezenas de sementes de Sequóias, as quais foram enterradas em solo lunar. Após a volta, as sementes germinadas foram distribuídas para os consulados dos países amigos dos EUA. Para o Brasil vieram 03 arvorezinhas. Uma foi plantada na Embaixada em Brasília, outra no Rio de Janeiro e a terceira veio para Santa Rosa. Estava acontecendo a V Fenasoja, nesta ocasião veio o Presidente da República João Figueiredo. 
Nos dias de hoje o Sr. Betto Almeida criou e projetou uma replica da Nave Apolo 14 para homenagear e relembrar este patrimônio histórico da Região das Missões.
A Agência Espacial reconhece como oficiais, no Brasil:
_ Árvore plantada em 1980 na sede do Ibama, em Brasília, 
_ Outra no Jardim Botânico do Rio de Janeiro,
_ E no Parque de Exposições de Santa Rosa, no noroeste do Estado, um ano e meio depois como atração para a 5ª Feira Nacional da Soja em agosto de 1981.
A Sequoia é estranha à flora nacional e tem uma história singular, com ingredientes de ficção científica. Nativa da América do Norte, a Liquidambar styraciflua, conhecida popularmente como liquidâmbar, árvore do âmbar ou carvalho canadense, nasceu de uma semente enviada à Lua há quase 50 anos no bosque do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, Missões Noroeste do Rio Grande do Sul. De aparência frágil, com ramos tortos e descoloridos e tronco afinado, a árvore tem uma história digna de filme de ficção científica com pitadas de drama. Mas a origem dela e de suas irmãs é desconhecida por muita gente na Capital da Soja.
Conheça a história da árvore lunar de Santa Rosa 
Sequoia é sobrevivente de um experimento realizado pela Nasa na década de 1970
Um pouco de história
>O astronauta levou para a missão Apollo 14, de 1971, centenas de sementes.
>Enquanto Alan Shepard e Edgar Mitchell desciam na Lua, o astronauta Stuart Roosa orbitou o satélite, realizando experiências.
>Uma delas era avaliar o efeito da gravidade zero sobre as sementes no espaço e a posterior taxa de germinação na Terra.
>De volta à Terra, as sementes foram germinadas pelo Serviço Florestal americano e espalhadas pelos EUA. Outra parte foi doada a países como Japão, Suíça e Brasil.
>Como não diferem das árvores comuns, as plantas lunares são, para a Nasa, monumentos vivos em homenagem à missão Apollo. 
Tripulação
Alan Shepard Comandante
Edgar Mitchell Piloto do módulo lunar
Stuart Roosa Piloto do módulo de comando

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...