Notícias

29/10/2019 17:00


AMM se reúne em Ubiretama

O município de Ubiretama, conhecido como “Terra Pátria das Missões”, sediou no dia 25 de outubro a assembleia mensal da AMM/FUNMISSÕES, com a presença de um grande número de prefeitos, primeiras-damas, assistentes sociais, dirigentes do meio ambiente e secretários e educação. Com mais de 23 anos de Emancipação Política e Administrativa, o município ainda briga por um acesso pavimentado. Já contemplado com o último anuncio feito pelo governo do Estado, ás máquinas trabalham no trecho de 8km, ligando a BR 392.

Após a formação da mesa de trabalhos o Prefeito anfitrião Ildo Leske, deu as boas-vindas a todos e falou sobre as obras do acesso asfáltico que estão em andamento e que o grande sonho da comunidade Ubiretanense é ver esse asfalto inaugurado, facilitando assim, não só a vida de quem vive em Ubiretama, mas também daqueles que visitam essa cidade acolhedora e com magníficas belezas naturais.

O Presidente da AMM, Prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, agradeceu a todos pela presença maciça em mais esta assembleia e destacou que a Região das Missões está de parabéns pelos grandes eventos, ressaltou que todos os municípios estão demonstrando suas potencialidades e é um privilégio para a AMM sempre estar sendo representada e marcando presença nestas atividades. Em sua fala, o presidente ainda afirmou a importância do acesso asfáltico para o desenvolvimento do município de Ubiretama e que todos estão animados com o avanço deste projeto. São muitas as demandas existentes nos municípios e a associação será sempre parceira na busca da concretização dos projetos de cada um dos municípios missioneiros.
Dando segmento as atividades da assembleia, representantes do setor da educação do município de Santo Antônio das Missões, apresentaram o projeto educacional “Vivências e Saberes”, que foi implantado na Escola Municipal de Educação Infantil Joséfa Ruzycki e está servindo de modelos para outras instituições de ensino.
O Assessor Jurídico da Associação dos Municípios das Missões, Gladimir Chieli, explanou sobre a legislação que trata do que pode ou durante o pleito eleitoral de 2020 e também sobre os deveres a serem cumpridos pelos gestores municipais no encerramento do mandato.
Norberto Schoffen, Secretário-executivo da AMM/FUNMISSÕES, fez a apresentação dos relatórios dos balancetes financeiros e atas da associação e da fundação, referentes ao último mês, os quais foram apreciados e aprovados por unanimidade.
Neste momento da assembleia foi aberto espaço para os prefeitos convidarem para os eventos em seus municípios. O Prefeito de Mato Queimado Orlando Thomas, convidou para a NOVEMBERFEST que ocorre de 8 a 10 de novembro. O Prefeito Daniel Gorski, de Salvador das Missões, convidou a todos para a EXPOSALM, que acontecerá em seu município de 14 a 17 de novembro e que sediará a assembleia da AMM, no dia 14 de novembro, às 14 horas.
Seguindo as manifestações dos prefeitos, o Prefeito de Porto Xavier Vilmar Kaiser, agradeceu a participação dos grupos de dança da região na 1ª Mostra Mercosul de Danças, que aconteceu no município, dia 19 de outubro, e foi um grande sucesso de público com apresentação que ficarão na memória de todos que tiveram a oportunidade de estar em Porto Xavier naquele dia. O Prefeito Vilmar falou ainda sobre o empenho da região na conquista dos 10 milhões de reais, através de emenda parlamentar da bancada gaúcha, para investimento na obra da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, também sobre a busca de recursos para os municípios sem acesso asfáltico, que é necessário uma ação conjunta de todos os municípios missioneiros. Sobre o transporte com balsa dentro dos municípios e nos acessos à Argentina, no Porto Internacional, que está sendo apresentada uma normativa proibindo esse cruzamento durante a noite e isso causaria um grande transtorno para muitos de nossos municípios.
O Prefeito Auri Kochhann, do município de Pirapó, relatou que esteve em Brasília e visitou todos os deputados da bancada gaúcha, na busca de recursos para os acessos asfálticos, porém sentiu que há uma necessidade de que esse seja um pleito apoiado por todos os prefeitos, fortalecendo assim essa ação. Auri reforço a preocupação do Prefeito Kaiser com relação a passagem com balsas, disse que, conforme a normativa todas as balsas num raio 150 quilômetros do Rio Uruguai, na chamada faixa de fronteira, serão proibidas de efetuar cruzamento no período noturno em todos os rios, inclusive no interior dos municípios.
Conforme o Prefeito Brasil Sartori de Entre-Ijuís, existem muitas proibições, são muitas as normativas de deveres apresentados aos gestores, porém, reforçou que é preciso unir forças para exigir as vantagens previstas também em todas as legislações vigentes e que muitas vezes não são percebidas nos municípios.
O Senhor Marcelo Recktenvald, Reitor da UFFS, explanou aos prefeitos, sobre o trabalho da universidade que em nossa região tem sua sede em Cerro Largo. O Reitor apresentou a equipe do Campus de Cerro Largo, e reiterou que a universidade tem um quadro técnico que está a disposição dos municípios, não só em Cerro Largo, mas também em todo o âmbito da reitoria. Frisou que o objetivo da reitoria é que todos os municípios recebam da universidade o retorno esperado por todos, desde a instalação desta na região missioneira. Marcelo ressaltou que as parcerias se constroem com relacionamentos e é necessário buscar essa integração, com eficiências e boas experiências. Ainda falando sobre a universidade o Diretor do Campus de Cerro Largo, Bruno Wenzel, colocou a estrutura do campus a disposição de todos os prefeitos e suas comunidades, com cursos muito bem avaliados, propostas significativas de ensino, pesquisa e extensão.
Fernanda Ávila, diretora de marketing do Grupo Sinopse, apresentou aos presentes o projeto de cursos gratuitos profissionalizantes nos municípios, os quais já foram implantados em muitas cidades da região e já são várias as turmas formadas e com certificados.
A Jornalista Edna Lautert, do Grupo Sat News de Comunicação, de Santo Ângelo, apresentou o projeto do Anuário 2020, que trará informações históricas, culturais, eventos e economia de todos os municípios missioneiros.
Finalizando a assembleia o Presidente Puranci Barcelos e o Prefeito Anfitrião Ildo Leske, agradeceram a presença de todos e como ato de encerramento as Soberanas do Município de Ubiretama, fizeram o convite para a 3ª EXPOUBIRETAMA, que acontecerá de 29 de novembro a 03 de dezembro.
Fonte: Imprensa AMM

Fotos do Evento

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...