Notícias

23/11/2023 07:03


Alunos da pré-escola de Entre-Ijuís conhecem mais sobre a diversidade de sementes em ação com a Emater/RS-Ascar

Se ao promover a sensibilização para a importância da preservação da agrobiodiversidade em diferentes gerações se está no caminho de um melhor bem viver de toda a população, a Escola Municipal de Educação Infantil Jociane Casarotto dos Santos, de Entre-Ijuís, tem buscado fazer a sua parte através do projeto Sementes. Inseridos na proposta, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto, do Escritório Regional de Santa Rosa, e Nélio Nevisnki, do Escritório Municipal de Entre-Ijuís, desenvolveram ação com alunos de seis turmas da pré-escola, no último dia 13/11.

Na oportunidade, as crianças de quatro e cinco anos de idade conheceram mais sobre diferentes espécies de sementes, sendo apresentados de uma forma lúdica, as diferentes cores, formatos e modos de aproveitamento. Ao resgatar também a história das sementes, Vanessa destaca que a busca foi sensibilizar para os cuidados com a preservação da biodiversidade e da identidade local, contribuindo assim com a segurança e a soberania alimentar.

Além de sementes, foram apresentados brotos germinados de milho, girassol, melancia e abóbora, oportunidade em que se abordou o desenvolvimento das plantas, formas de plantio e cuidados. As crianças também aprenderam que além da alimentação, as plantas podem ter outras funções como o aproveitamento no artesanato, na fitoterapia e na confecção de vassouras.

A partir dos conhecimentos compartilhados, as crianças foram convidadas a participar da prática de plantio de sementes de girassol, oportunizando o acompanhamento de seu desenvolvimento.

A coordenadora pedagógica Franciele Andreia Schmitz relata que a atividade está inserida no Projeto que vem sendo desenvolvido desde maio deste ano, com a finalidade de "levar as crianças a descobrir diferentes tipos de sementes, do plantio da sementinha até a sua transformação em planta ou árvore e, com isso, se conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza".

A ideia, apoiada pela diretora Viviane Cristina Schwingel, se inspirou no livro Afluências, cujos autores são pessoas da comunidade que se reúnem em um evento chamado Acampamento da Poesia. A poesia “Infância, elencada para se criar territórios brincantes” faz parte do livro do 20° Acampamento da Poesia, que trouxe o tema Sementes.

Pensando em transformar as palavras da poesia em ambientes concretos e atrativos, foram levados pequenos grupos para vivenciar, explorar e brincar nos territórios em que o projeto seria desenvolvido. A observação do brincar e o interesse das crianças pelas sementes deram elementos para a criação de espaços interativos e a sequência das ações do Projeto Sementes.

Entre as atividades realizadas estiveram a coleta de diferentes tipos de sementes feita pelas famílias das crianças; exploração das sementes de diferentes formas e em diferentes contextos; e abordagem de temas como calendário de plantio, processo de germinação de algumas plantas, importância do sol e da chuva para o crescimento das plantas, importância das minhocas para o solo, artesanato com sementes, culinária indígena e africana, entre outros.

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...