Notícias

30/12/2017 17:33


Do interior de São Miguel para fazer China Pobre

     Recebemos com muito apreço e admiração a visita do Sr. Janio Guasso administrador do Museu do Colono no interior de São Miguel das Missões conhecido como o Borraio das Origens, admirador principalmente das estratégias e ferramentas que faziam o dia a dia dos imigrantes.
     As formas e ferramentas de trabalho eram diferente e as invenções embora rusticas eram de uma engenharia e conhecimento de física, somado a estações do tempo, produtos químicos como sal e temperos em determinadas temperadoras ou modos de conservação, tudo usando como energia a tração animal ou gravidade. 
    Embora hoje a tecnologia tenha alterado a civilização, nunca antes a mente teve de adaptar tantas situações a forma de melhor retirar a terra, ou melhor, da natureza todo o seu potencial e sabor.
     Uma visita que encheu a toda a equipe de gratidão e alegria.
     Fomos presenteados com uma linguiça de gado, feita e defumada no Museu do Colono, um regalo que para nós foi um verdadeiro troféu, um objeto que não podemos guardar, será transformado em um prato “Arroz de China Pobre” e esta receita sim será transformada em uma lembrança de grande valor.
     Por este motivo e tantos outros indicamos que levem as excursões de pessoas que conheceram está época, agendem um Café de Cambona, com atividades de ordenha, confecção de linguiça e fazer um pão caseiro em forno de barro, uma verdadeira viagem entre sabores, diversões de um tempo que só deixou saudade.  
Site: Museu do Colono Borraio Minhas Origens 
Vídeo: Museu do Colono Borraio das Origens 
Imagem: Museu do Colono Borraio Minhas Origens  
Roteiro por São miguel das Missões:
     
Está comunidade é cercada de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, “Patrimônio da Humanidade”.
Vamos conhecer São Miguel das Missões, veem mais tem de ser no mínimo dois dias!
Na entrada a Capela Nossa Senhora Conquistadora, de quem o Padre Roque Gonzáles era devoto e usou sua imagem como bandeira para evangelizar os indios e a Cruz de Caravaca como símbolo, logo após nosso Pórtico de São Miguel é algo fora do comum, é um verdadeiro divisor de águas para o mundo em que você está entrando, Ruínas de São Miguel das Missões e o grande Espetáculo de Som e LuzFonte JesuítaFazenda da Lage, a Antiga Igrejinha de São Miguel ( 2º vídeo parte interna) que registrou e testemunhou tudo até a Matriz de São Miguel Arcanjo ficar pronta, o Ponto de Memória Missioneira maravilhoso e suas rezas e bençãos, o Museu das Missões outro tesouro, Passo da GuerreiraE lugares que construíram as características da comunidade miguelina que temos de conhecer, Comunidade Evangélica LuteranaCTN Sinos de São MiguelCTG Lanceiros de Sepé, Fazenda São JoséPrefeitura Municipal de São Miguel das Missões suas instalações modernas junto a Câmara Municipal de São Miguel das MissõesMonumentoem Anti-homenagem, aqui se enterra os criminosos. Ao lado da rotula no centro, pode visitar Jair Facas o "Banco do Bagual" uma verdadeira mistura de bolicho, com museu e casa de cultura onde se encontra de tudo um pouco e brota a cultura e folclore gaúcho. Eventos que marcam a Região das Missões como Expofeira São Miguel das Missões
Lendas e costumes que enraizaram a nação gaúcha como: 
*Lenda da M?boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel 
*Site: Passo da Guerreira 

*Lenda da Cruz de Caravaca
*Lenda M'Bororé
*Batalha M'Bororé

Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras 
Site: Museu do Colono Borraio Minhas Origens
Vídeo: Museu do Colono Borraio das Origens 
Imagem: Museu do Colono Borraio Minhas Origens 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 
Site: Roteiro de Bicicleta Pelas Missões 

Notícia: Do interior de São Miguel para fazer China Pobre 
Notícia: Alimentos Coloniais geram Roteiros Turísticos 
Notícia: Equipe da EMATER faz reportagem no Borraio das Origens em São Miguel das Missões.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...