Notícias

07/05/2018 17:27


Uma História de Ninar Indígena Sobre a Lua Cheia

Naquele tempo não existiam estrelas ou lua. E a noite era tão escura que todos se encolhiam dentro de casa com medo dela. 
Na tribo, só uma índia não tinha medo. Ela era uma índia clara e muito bonita, mas era diferente das outras. E por ser diferente, nenhum índio queria namorar com ela, e as índias não conversavam com ela. Sentindo-se só, começou a andar pelas noites. Todos ficavam surpresos com aquilo, e quando ela voltava, dizia a todos que não havia perigo. 
Mas havia outra índia, feia e escura, que ficou com inveja da índia clara. E por isso, tentou sair uma noite também. Mas não conseguiu enxergar na escuridão e tropeçou nas pedras, cortou os pés nos gravetos e se assustou com os morcegos. 
Cheia de raiva, foi conversar com a cascavel.
 – Cascavel, quero que morda o calcanhar da índia branca para que ela fique escura, feia e velha, e que ninguém mais goste dela. Na mesma hora, a cascavel se pôs a esperar a índia clara. Quando ela passou, deu o bote. Mas a índia tinha os pés calçados com duas conchas e os dentes da cobra se quebraram. 
A cobra começou a amaldiçoá-la e a índia perguntou porque ia fazer aquilo com ela. 
A cascavel respondeu: 
– Porque a índia escura mandou. Ela não gosta de você e quer que você fique escura, feia e velha. 
A índia branca ficou muito triste com tudo aquilo. Não poderia viver com pessoas que não gostassem dela e não aguentava mais ser diferente dos outros índios, tão branca e sem medo do escuro. 
Então, fez uma linda escada de cipós e pediu para que sua amiga coruja a amarasse no céu, pois queria conversar com os anjos, pedir ajuda a Tupã. 
Subiu tanto, que ao chegar ao céu estava exausta. Então dormiu numa nuvem e se transformou num belíssimo astro redondo e iluminado. Era a lua. 
A Índia Escura de vergonha foi se esconder com a cascavel em um buraco. 
E os índios a adoravam, mas perderam a chance de te-la entre eles. 
A noite todos agora eram iluminados pela Índia Clara  e sonharam em construir escadas para poder ir ao céu encontrar a bela Lua. Adaptação Roger Jaekel
Site: Ritual da Lua Cheia 
Notícia: Lua Sangrenta, Final de Semana terá Lua de Sangue 
Notícia: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue coincidem  
Vídeo: Super Lua Vermelha
Notícia: A Lua Maior e Mais Brilhante 
Notícia: Histórico e Texto Sobre Espetáculo Som e Luz 
Notícia: E a Lua se desloca da Região das Missões para o Mundo.
Site: Sob os charminhos da lua, Renato Schorr 

EM DESTAQUE

Jada hotel

Restaurante e Lancheria A Cidade dos Anjos

Restaurante o Guarani

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...