Notícias

08/05/2018 16:38


Caminho da Lua Cheia Rumo ao Borraio Das Minhas Origens

A região das Missões é o berço de uma cultura que costumamos chamar de raça gaúcha, rica com sua natureza e rituais místicos que tem origem dos tempos que esta terra pertencia a Espanha e misturou toda a cultura dos jesuítas aos índios locais.
Os caminheiros ou trilheiros (carro, bicicleta, cavalo) encontram um ponto de repouso ou reabastecimento nos interior destas trilhas históricas o “Museu Borraio das Minhas Origens”. Neste paradouro encontramos um cheiro de lar que remonta aos nossos antepassados, verdadeira origem dos colonos que transformaram estas terras do período da colonização até a industrialização nos nossos dias.
A cozinha cheia de alquimias na produção do café colonial missioneiro, com frutos da terra temperados na sabedoria do homem do campo e que respeita as leis da natureza presentes nos produtos e estruturas rusticas, mas extremamente revigorantes que cercam este paradouro.
Do chão batido, a cuca feita em forno de barro, o café de cambona e as estruturas que demostram a inteligência e vivencia dos nossos primeiros colonizadores encantam a todos.
As formas e ferramentas de trabalho eram diferente e as invenções embora rusticas tinham uma engenharia e conhecimento de física, somado a estações do tempo, produtos químicos como sal e temperos em determinadas temperadoras ou modos de conservação, tudo em perfeita harmonia usando como energia a tração animal ou gravidade. 
No dia 28 de abril peregrino do Caminho da Lua Cheia coordenados pelo Caminho das Missões tiveram o final do roteiro no Museu Borraio Minhas Origens e foram recepcionados com um banquete de produtos originalmente coloniais. 
A alegria e camaradagem que vai se somando durante o passeio noturno é celebrada com leite recém ordenhado, pães e bolos estralando de quentinhos doces e salgados com cheiro de lar e um sentimento de gratidão e paz nitidamente preenche a todos. 
Notícia: Agradecemos a visita e a Bandeira do Município doada pelo amigo Luis Rodrigo Ribas
Hospedagens, visitas e refeições com agenda pelo fone wats 055 999895171 
Vídeo: Museu do Colono Borraio das Origens 
Imagens Museu do Colono Borraio Minhas Origens 
Notícia: Viagem as Origens na Trilha pelo Patrimônio da Humanidade.
Notícia: Pajador João Barros Visita o Borraio das Origens

Notícia: Do interior de São Miguel para fazer China Pobre
Mais Informações Museu do Colono Borraio Minhas Origens 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...